A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) votou e condenou, por unanimidade, a deputa Carla Zambelli (PL-SP) nesta quarta-feira (14). Ainda cabe recurso à decisão que foi obtida com os votos dos seguintes ministros: Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Carmén Lúcia e Alexandre Morais. Sendo este último o relator do caso.
O julgamento havia começado na última sexta (9), virtualmente, e se estendeu por poucos dias. Confira qual foi a condenação de Zambelli:
Qual foi a condenação de Carla Zambelli?
Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, além de perda do mandato após o fim de todos os recursos possíveis e o pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos. Este valor será dividido com o réu confesso, Walter Delgatti, que teve participação no crime pelo qual ela foi julgada.
LEIA MAIS
Quais famosos cuidam de bebês reborn?
Por quais crimes Carla Zambelli foi condenada?
Carla Zambelli foi condenada pela invasão ao sistema eletrônico do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Para os ministros, ela é culpada pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica.
A denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) aponta Zambelli como a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Delgatti, que confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar. Ele foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão neste processo.
*Com informações de Agência Brasil
LEIA TAMBÉM