Moradores da costa do Vietnã, perto da cidade de Hue, estão preocupados com a possibilidade de enfrentarem um desastre natural muito em breve. Isso porque, recentemente, um peixe-remo foi avistado na região e, de acordo com a crença local, a espécie é capaz de prever terremotos e tsunamis.
Qual foi a última aparição do peixe-remo?
As duas últimas aparições do peixe-remo foram registradas em janeiro e fevereiro deste ano, no continente asiático. Em abril, Taiwan, país insular na região, foi atingido por um poderoso terremoto de magnitude 7,4, que resultou na morte de pelo menos 13 pessoas e deixou mais de 900 feridos.
A aparição de janeiro foi registrada na região de Satun, na Tailândia. Na época, o espécime media aproximadamente 2,4 metros de comprimento. Já o peixe-remo encontrado em fevereiro estava no Mar de Andaman, que banha o litoral da ilha tailandesa de Phuket. O indivíduo tinha aproximadamente 2,85 metros de comprimento e pesava 8,6 quilos.
Também vale lembrar que, em 2022, um peixe remo foi encontrado no Chile 24 horas antes de um terremoto atingir a região central do país.
LEIA TAMBÉM
Por que a Coreia do Norte está enviando balões à Coreia do Sul?
Por que espécie é indicador de terremotos?
Segundo a lenda, o peixe-remo prevê terremotos porque só busca a superfície quando se assusta com tremores no fundo do mar e, por isso, ele teria a capacidade de antecipar desastres naturais. Entretanto, estudos científicos, afirmam que não existe nenhuma relação comprovada entre os dois eventos.
LEIA MAIS