Na tarde desta quinta-feira (8), o mundo conheceu o novo papa da Igreja Católica. No segundo dia de conclave, Robert Francis Prevost, nascido nos Estados Unidos, foi eleito pelos 133 cardeais votantes. Para seu papado, o pontífice escolheu um nome que não era usado desde o século XIX. Saiba qual foi o último Papa que se chamou Leão:
Qual foi o último Papa Leão?
O último papa a adotar o nome Leão foi Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi. Nascido na Itália, ele governou a Igreja Católica de 1878 a 1903 com o nome Leão XIII. Em sua época, o pontífice italiano foi um importante defensor tanto da justiça social quanto do direito do trabalho.
LEIA TAMBÉM
Novo papa da Igreja Católica é de qual país?
Quais cidades do Rio Grande do Sul estão sob alerta da Defesa Civil?
O que acontece após o conclave?
Após um cardeal obter dois terços dos votos, ele é abordado pelo decano do Colégio Cardinalício, neste caso o cardeal Giovanni Battista Re, com as seguintes perguntas: “Aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como deseja ser chamado?”. Caso o cardeal mais votado aceite, ele passa a ser papa e bispo de Roma.
Em seguida, o eleito é levado para a Sala das Lágrimas, onde veste a batina branca papal, e é encaminhado até a Basílica de São Pedro. Na sacada central, o cardeal protodiácono anuncia para o público “Habemus Papam!” (“Temos um Papa!”) e revela tanto o nome de batismo do pontífice quanto seu nome papal.
Por fim, o novo papa aparece pela primeira vez diante do público na Praça de São Pedro e oferece a bênção apostólica, marcando o início do seu pontificado.
LEIA MAIS
Qual é o nome do novo papa da Igreja Católica?