Anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, na manhã desta quinta-feira (04), as provas do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) foram reagendadas para o dia 18 de agosto. Popularmente chamado de “Enem dos Concursos”, a etapa do processo seletivo estava prevista para o mês de maio, sendo adiada por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul.
Qual o cronograma do Enem dos Concursos?
- Devolução de taxa para desistentes: 5 a 7 de julho
- Pedido de alteração do local de prova: 5 a 7 de julho
- Confirmação do local de prova: 7 de agosto
- Aplicação da prova: 18 de agosto
- Divulgação preliminar do gabarito: 20 de agosto
- Resultados finais: 21 de novembro de 2024
- Convocação: a partir de dezembro de 2024
LEIA MAIS
Edital Mais Médicos 2024 é liberado
Onde ver o resultado oficial do concurso da Caixa 2024?
Devolução taxa de inscrição
Em casos de conflitos de agenda, quem não puder comparecer na nova data, em 18 de agosto, pode solicitar entre amanhã e domingo (05 a 07 de julho), pelo próprio sistema de inscrição, a devolução da taxa de inscrição.
Candidatos atingidos pelas enchentes no RS
De acordo com o novo edital, em caso de ocorrências inesperadas e de grande porte, que atinjam pelo menos 0,5% dos inscritos, uma nova prova adicional pode ser realizada exclusivamente aos candidatos das áreas afetadas já inscritos. É o caso de 2.100 candidatos que moram no Rio Grande do Sul ou que fariam a prova nas localidades atingidas.
Assim, vagas suplementares serão adicionadas, já que a nova prova não irá interferir nas 6.640 vagas originais, divulgadas pelo governo anteriormente. As vagas estão divididas em 21 órgãos da administração pública federal, incluindo autarquias e fundações.
LEIA MAIS
O que diz a PEC da Segurança Pública?