Nos últimos anos, o asteroide Apophis tem gerado um certo temor na comunidade científica. Isso porque o objeto batizado em homenagem a uma entidade egípcia de mesmo nome, deve passar próximo a Terra em 2029, 2036 e 2068, com chances de sofrer um possível deslocamento. Com isso, o corpo celeste poderia acabar se chocando contra o planeta.
Qual o tamanho do asteroide Apophis?
O asteroide Apophis tem 375 metros de diâmetro.
LEIA TAMBÉM
Por que Greta Thunberg foi presa na Dinamarca?
Quem é o dono da ‘Vai de Bet’?
Descoberto em 2004, o asteroide é classificado no nível 4 na escala de risco de impacto de Torino, sendo que 0 significa probabilidade zero de impacto e 10 representa “uma colisão certa, capaz de causar uma catástrofe climática global”.
Ainda que o nível 4 possa parecer baixo, ele ainda é o mais alto para qualquer objeto já encontrado pela NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) na categoria Objetos Próximos à Terra potencialmente perigosos.
Em uma pesquisa publicada na semana passada, o astrônomo canadense Paul Wiegert, cogita a possibilidade de um pequeno asteroide colidir com o Apophis, alterando tanto sua velocidade quanto a sua trajetória. Porém, o cientista conclui que a probabilidade de uma colisão capaz de desviar o “Deus do Caos” é extremamente baixa: inferior a uma em um milhão.
Segundo Wiegert, as chances de não haver colisão “são muito boas, embora o risco de impacto seja um pouco maior do que pensávamos anteriormente. O monitoramento constante de Apophis é fundamental para garantir a segurança do nosso planeta.”
LEIA MAIS