O primeiro eclipse total lunar de 2025 já tem data e horário marcados. O fenômeno, que alinhará o Sol, a Terra e a Lua, projetará uma sombra do nosso planeta no satélite.
O fenômeno poderá ser visto em toda a América do Norte, Central e do Sul, e durante a noite a Lua sumirá e ficará vermelha.
LEIA MAIS
Quantos drones da Ucrânia atacaram Moscou?
Quando acontece o eclipse total lunar?
O eclipse total lunar irá acontecer na madrugada da próxima sexta-feira (14), o Brasil inteiro poderá acompanhar o primeiro fenômeno de 2025.
O fenômeno irá atingir seu ápice às 3h58 da manhã, quando a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua, deixando-a vermelha por causa da ausência de luz solar. Essa sombra tem dois tipos: a umbra e a penumbra
- Umbra: sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol
- Penumbra: sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol
Segundo a Nasa, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh. A agência diz ainda que, quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. A projeção da sombra da Terra será umbra nesta sexta-feira.
Como observar o eclipse total lunar?
Para observar o eclipse total lunar não é necessário o uso de equipamento especial, a lua de sangue será visível a olho nu.
O uso de binóculos ou de um telescópio ajudará a enxergar mais detalhes da lua e deixar sua cor mais vívida.
LEIA TAMBÉM
Como fazer reembolso da Voepass?
Por que as borboletas estão desaparecendo nos Estados Unidos?