Jair Bolsonaro e mais sete aliados foram condenados pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), na última quinta-feira (11). Os réus foram considerados culpados de planejar uma trama golpista que pretendia reverter o resultado das eleições de 2022.
A pena de Bolsonaro foi definida em 27 anos e 3 meses de prisão, com início em regime fechado. Além disso, ele foi condenado a 124 dias multa, no valor de dois salários mínimos por dia.
Quando Bolsonaro será preso?
De acordo com Valdo Cruz, comentarista político do GloboNews, Jair Bolsonaro pode ser preso em meados de dezembro de 2025. O cálculo leva em conta prazos como a publicação do acórdão e apresentação de embargos. Entenda:
Em até 60 dias, o tribunal deve publicar o acórdão;
Depois, a defesa terá cinco dias para apresentar embargos de declaração e mais 15 para para embargos infringentes;
Em seguida, Alexandre de Moraes, relator do caso, pedirá um parecer para a PGR (Procuradoria-Geral da República);
Logo depois, o ministro decidirá se aceita ou não o embargo (a previsão é que recuse);
Por fim, será executada a pena.
LEIA TAMBÉM
O que é a Carteira Nacional do Docente?
12 de setembro: onde é feriado?
Bolsonaro vai para a Papuda?
De acordo com o jornal O Globo, nos bastidores de Brasília são discutidas quatro opções de encarceramento para Jair Bolsonaro: prisão domiciliar, uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal, no Comando Militar do Planalto ou no Complexo Penitenciário da Papuda.
Ainda segundo o jornal, Bolsonaro teria manifestado a aliados medo de cumprir pena na Papuda. Por sua vez, seus aliados estariam tentando acalmá-lo, afirmando que é improvável que ele vá para o presídio localizado em São Sebastião, Brasília.
A defesa do ex-presidente deve pedir prisão domiciliar. “Não vou antecipar nada disso, mas evidentemente (podemos pedir a prisão domiciliar). O presidente Bolsonaro tem uma situação de saúde muito delicada. Não vou antecipar o que acontecerá ou não, mas isso pode ser levado à mesa, sim”, afirmou o advogado Paulo Bueno, ontem.
Quem tomará a decisão final é o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!
O Tudo EP é o portal de conteúdo do Grupo EP que conecta você às principais notícias, tendências e curiosidades do momento. Aqui, você encontra informação de qualidade, com credibilidade e linguagem acessível, sobre temas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, cultura, economia, inovação, games, entretenimento, viagens, pets, gastronomia e muito mais.
Nosso conteúdo é produzido por uma equipe de jornalistas experientes e também reúne matérias de veículos parceiros como os portais regionais ACidade ON e as rádios CBN, garantindo uma cobertura ampla e confiável em diferentes regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais. Além disso, oferecemos especiais temáticos, como a Rota do Arraiá, que valorizam tradições culturais e eventos locais.
Seja para se informar, se inspirar ou apenas passar o tempo com uma boa leitura, o Tudo EP é o seu ponto de encontro com o que há de mais relevante e interessante.
Continue navegando pelo nosso site e descubra um universo de conteúdos feitos para você!