Após as baixas temperaturas dos últimos dias, que chegaram a bater recordes de mínima em diversas cidades do país, o calor voltará e será responsável por elevar a marcação dos termômetros, os deixando acima da média em algumas regiões. A formação de um bloqueio atmosférico se transformará em uma onda de calor, causando uma “gangorra” de temperaturas.
Quando começa a onda de calor?
A onda de calor irá começar no domingo (18) e permanecerá até quinta-feira (22), de acordo com o Climatempo. No entanto, a mudança de temperaturas já começará a ser sentida a partir desta quinta-feira (15), ganhando forças a partir do sábado (17).
LEIA TAMBÉM
Quando foi o dia mais frio de 2024?
Fim de agosto vai ser quente ou frio?
O fenômeno da onda de calor será formado devido à formação de uma forte massa de ar quente se estabelecendo na região central do Brasil, que contribuirá para a circulação de ventos quentes no interior do país e criará a sensação de “gangorra”, alternando rapidamente entre os dias frios e quentes.
Além disso, o Climatempo destaca que esse contraste de temperaturas não é normal e pode afetar a saúde da população, uma vez que a umidade do ar deve diminuir e deixar o tempo ainda mais seco, especialmente na região Sul e Centro-Oeste, que devem vivenciar 5 a 7 °C acima da média. Já no Sudeste, as marcações serão de 2,5 a 3 °C acima do comum. No Norte, as temperaturas não devem passar 1 °C, enquanto o Nordeste manterá o clima padrão.
LEIA MAIS