Após o adiamento por causa das enchentes no Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano, o Concurso Nacional Unificado, o chamado “Enem dos Concursos” , aconteceu neste domingo (18). Ao todo, o concurso registrou 2,1 milhões de inscrições, mas apenas aproximadamente 1 milhão realizaram as avaliações. Saiba quando sai o resultado do CNU:
Quando sai o resultado do CNU?
O resultado do CNU, o chamado “Enem dos Concursos”, tem divulgação prevista para o dia 21 de novembro.
LEIA TAMBÉM
Como foi o enterro de Silvio Santos?
Quando o gabarito do CNU será divulgado?
Apesar da abstenção de 52% a 53%, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que está satisfeita com a realização do processo seletivo.
“Ficamos até abaixo de outras taxas de abstenção de concursos recentes. Tivemos inscritos de praticamente todos os municípios brasileiros”, disse ela.
“Não temos o porcentual exato (de abstenção) porque estamos finalizando o processo, mas ficou entre 52% e 53% de abstenção, dentro do esperado. O concurso do Banco Brasil mais recente teve mais de 60% de abstenção, tinha 1 milhão de inscritos. Em torno de 50% de abstenção, dada a envergadura, quantidade de inscrições, de municípios com a prova pela primeira vez, era o esperado. A média histórica gira em torno de 40%, mas concursos grandes chega a 50%”,
acrescentou a ministra.
Dweck também ressaltou o trabalho em equipe que possibilitou a realização do concurso e a diversidade entre os candidatos. O certame tinha cotas destinadas a pessoas negras, com deficiência e indígenas.
“A gente teve uma coisa muito importante, que foi a diversidade cultural e étnico-racial. A gente teve mais de 400 mil pessoas que se inscreveram pelas cotas”, disse.
LEIA MAIS