O horário de verão pode retornar em 2024. Em meio às preocupações com a segurança energética no Brasil, a prática voltou a ser discutida pelo governo federal. O horário especial consiste no adiantamento dos relógios em uma hora durante a primavera e o verão, ou seja, as estações onde há uma maior incidência de luz solar.
Quando se inicia o horário de verão?
Até o momento, não foi estabelecida uma data para o retorno do horário de verão. Porém, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou que o governo está sim analisando a possibilidade de reintroduzir a medida. A prática teria o objetivo de garantir o suprimento de energia entre as 18h e 20h, período conhecido como “horário de ponta”.
Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, a volta do horário de verão é uma “boa alternativa” durante a estiagem, responsável por afetar os níveis dos reservatórios das hidrelétricas.
“Não vai faltar energia, mas nós precisamos todos ajudar. Horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia”,
disse Alckmin.
LEIA TAMBÉM
Em que ano foi o atentado de 11 de setembro?
Chuva preta
O estado de São Paulo pode registrar a chamada chuva preta nos próximos dias. Isso porque, apesar da onda de calor que se assoma sobre o Brasil, uma nova frente se desloca rumo à região central, com potencial de precipitações de coloração escura.
A chuva preta é um fenômeno registrado quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva, o que resulta em precipitações carregadas de partículas escuras.
Vale mencionar que mesmo que o sistema traga algum alívio para as regiões afetadas pelo calor extremo e a fumaça densa, a chuva não será capaz de dissipar por completo o bloqueio atmosférico responsável pelas altas temperaturas.
LEIA MAIS