Confirmando os rumores dos últimos dias, neste domingo (21), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), desistiu de sua candidatura à reeleição. O anúncio foi feito por meio de uma carta de desistência publicada nas redes sociais do político. De acordo com Biden, ele ainda cumprirá o resto de seu mandato.
Quando termina o mandato de Biden?
O mandato de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos vai até janeiro de 2025.
— Joe Biden (@JoeBiden) July 21, 2024
Desde o debate em que enfrentou Donald Trump (Republicano), há cerca de três semanas, Biden tem enfrentado pressão entre os próprios democratas do Congresso para abandonar a corrida presidencial. Isso porque os colegas de partido do atual presidente estavam cada vez mais convencidos de que a derrota seria certa caso Biden não desistisse da reeleição.
Essa é a primeira vez que um presidente dos EUA desiste de uma corrida à reeleição em mais de cinco décadas. Em 1968, Lyndon Johnson decidiu não concorrer a um segundo mandato.
LEIA TAMBÉM
O que está acontecendo em Bangladesh?
Eleições 2024: convenções partidárias começam neste sábado
Quem assume o lugar de Biden?
Em outra publicação feita neste domingo, Joe Biden declarou apoio à candidatura da vice-presidente Kamala Harris. Entretanto, também estão sendo cotados os seguintes nomes:
Gretchen Whitmer: governadora do estado de Michigan;
J. B. Pritzker: governador de Illinois;
Dean Phillips: deputado pelo estado de Minnesota;
Gavin Newsom: governador da Califórnia.
“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei”, pontuou Biden nas redes sociais.
“Hoje, quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, concluiu o presidente dos EUA.
As disputas eleitorais norte-americanas serão disputadas no dia 5 de novembro.
LEIA MAIS
Como saber se o transporte é clandestino?