Durante esta semana, muitos rumores sobre a chance do estado de São Paulo ser afetado pelo fenômeno da chuva preta circularam pelas redes sociais. Com a previsão do acontecimento nos estados do Sul do país nos próximos dias, devido a chegada de uma frente fria na região, o estado de SP também foi alertado sobre a possibilidade de sofrer com o evento.
Quando vai acontecer a chuva preta em SP?
No interior, múltiplos incêndios tem gerado nuvens de fumaça que cobrem cidades, o que aumenta as chances do fenômeno acontecer. Porém, segundo informações meteorológicas, São Paulo não receberá a chuva preta, mas a região ainda enfrentará uma grande quantidade de fuligem no ar, devido às queimadas que ocorreram e ainda ocorrem no estado.
LEIA TAMBÉM
Aves incendiárias podem provocar queimadas no Brasil?
Quais estados estão sob alerta de onda de calor de grande perigo?
O que fazer em dia de chuva preta?
O governo do estado do Rio Grande do Sul divulgou uma lista de recomendações que a população deve seguir nos dias em que o fenômeno ocorrer. Confira:
- Monitoramento constante da previsão do tempo e da qualidade do ar;
- Aumentar a ingestão de água
- Reduzir a exposição à precipitação, evitando atividades ao ar livre;
- Usar máscaras;
- Manter portas e janelas fechadas;
- Grupos vulneráveis, como crianças e idosos e pessoas com comorbidades respiratórias devem ficar especialmente atentos
O que é chuva preta?
A chuva preta é um fenômeno que ocorre quando há a mistura de partículas de fuligem, provenientes de queimadas ou incêndios, com as precipitações. Essa combinação cria uma chuva de coloração escura, que é tóxica e extremamente maléfica para os seres humanos.
LEIA MAIS
Queimadas: como melhorar a saúde respiratória?