Quando pensamos em um terremoto, imaginamos um forte tremor no solo que abre fendas e causa diversos desmoronamentos e destruição. Porém, nem todos são assim, e algumas vezes passam despercebidos por muitas pessoas. Com isso, veja mais sobre o tremor que atingiu Portugal nesta segunda-feira (17) e qual foi o impacto que o abalo sísmico causou:
Quantas pessoas ficaram feridas com o terremoto em Portugal?
Até o momento da publicação desta notícia, não há relatos sobre danos ou vítimas do terremoto, assim como ocorreu no do último ano. Em compensação, Portugal já foi palco de um dos piores terremotos já registrados na história, que ocorreu no século XVIII.
Neste evento, Lisboa foi atingida por um abalo classificado entre 8,5 e 9 de magnitude, que foi seguido por um tsunami e um incêndio que se espalhou por toda a cidade e durou seis dias. Com isso, a cidade teve que, basicamente, ser inteira reconstruída, além de os acontecimentos terem provocado mortes calculadas entre 20 mil e 100 mil pessoas.
LEIA TAMBÉM
Quando acaba a greve de ônibus em São Luís?
Franciny Ehlke e Tony Maleh estão juntos há quanto tempo?
Qual a escala do terremoto em Portugal?
O terremoto desta segunda-feira (17) foi classificado na magnitude 4,8 na escala Richter, usada na medição deste tipo de evento. Em agosto de 2024, o país foi atingido por um tremor ainda maior, que atingiu 5,4 na escala, sendo classificado como um dos piores da década em Portugal.
Onde foi o epicentro do terremoto em Portugal?
De acordo com informações do USGS (Instituto Geológico dos Estados Unidos), o epicentro do tremor foi em terra, com uma profundidade de 10 quilômetros. Ele ocorreu na região da Costa da Caparica, que está a cerca de 18 quilômetros do centro de Lisboa. Desse modo, mesmo que o abalo não tenha acontecido diretamente na capital, os habitantes da cidade sentiram seu impacto.
LEIA MAIS
Por que Vitória Strada brigou com Camilla e Thamiris no BBB 25?