Estados Unidos e China anunciaram nesta segunda-feira (12) que chegaram a um acordo para reduzir parte das tarifas recentes e estabelecer uma trégua na guerra comercial.
Quanto tempo vai durar a trégua comercial entre EUA e China?
A trégua irá durar 90 dias. As duas partes concordaram em reduzir temporariamente as “tarifas recíprocas” em 115 pontos porcentuais durante um período de 90 dias, segundo o secretário de Tesouros dos Estados Unidos, Scott Bessent.
Agora, os produtos chineses importados para os Estados Unidos vão pagar uma tarifa de 30% e os produtos americanos importados pela China, uma tarifa de 10%.
LEIA TAMBÉM
O que Giovanna Roque falou sobre MC Ryan?
Qual o valor acumulado da Mega-Sena?
Qual o total de tarifas que Trump impôs à China?
A taxa sobre a China chegou a 145%. Esse valor é fruto de diversas somatórias instaladas ao longo dos últimos meses, o que fez com que os produtos chineses tivessem que pagar mais do que o dobro de seu valor para serem comercializados nos EUA. Confira como isso aconteceu:
No começo de fevereiro, Trump aplicou uma taxa de 10% sobre produtos importados vindos da China que, somados à tarifa anterior de 10%, resultaram em 20%;
Em 2 de março, quando o republicano anunciou seu novo plano de tarifas, os EUA passaram a cobrar um extra de 34% sobre as importações chinesas, resultando em 54%;
Em retaliação, a China também impôs tarifas de 34% sobre importações norte-americanas. Após isso, os Estados Unidos confirmaram um adicional de 50% nas taxas, totalizando 104%;
Novamente, a China subiu as tarifas para importações dos EUA, chegando ao valor de 84%. Mais uma vez, a Casa Branca respondeu e Trump decidiu subir sua “tarifa recíproca” aos chineses para 125%. Com o valor somado aos 20% já cobrados anteriormente, o montante chegou aos 145%.
LEIA MAIS
Com eliminação no ATP de Roma, quando João Fonseca volta a jogar?