Na noite desta terça-feira (17), o céu será palco de dois fenômenos astronômicos simultâneos: a Superlua e o eclipse parcial da Lua. A observação poderá ser feita em toda a América do Sul.
A Superlua ocorre quando o satélite natural está mais próximo da Terra, evento conhecido como perigeu. Nesta posição, o brilho da Lua se intensifica e ela aparenta ser maior. A distância média da Lua até a Terra é de aproximadamente 384 mil quilômetros, mas durante a Superlua, essa distância pode diminuir para 356,5 mil quilômetros.
No mesmo dia, ocorre o eclipse parcial da Lua, que resulta do alinhamento imperfeito entre o satélite, o Sol e a Terra. Esse eclipse começará por volta das 23h12 e se estenderá pela madrugada.
Quantos dias dura a Superlua?
O fenômeno pode ser visível por vários dias, dependendo das condições climáticas. Nesta terça-feira, será possível contemplá-lo a olho nu, desde que o céu esteja limpo e sem muita nebulosidade.
Quais são as fases da Lua?
Cheia: fase em que a Lua se torna totalmente visível, com toda sua superfície iluminada pelo Sol.
Crescente: quando a metade oeste da Lua está iluminada, permitindo sua observação parcial.
Minguante: com a metade leste refletindo a luz solar, a Lua adquire a forma de uma “banana” no céu.
Nova: é a fase em que a Lua é mais difícil de ser vista, pois está na mesma direção do Sol em relação à Terra e, por isso, sua luz é ofuscada pelo brilho solar.
LEIA MAIS
Quem é o namorado de Marina Sena?