Setembro vai começar com altas temperaturas. Isso porque uma nova onda de calor deve atingir São Paulo e outros estados da região Centro-Sul do Brasil a partir da próxima segunda-feira (2). De acordo com a Climatempo, a previsão é que a mudança de temperatura supere as já registradas no primeiro semestre de 2024, configurando as maiores máximas registradas no ano. Veja até quando vai a onda de calor em SP:
“Em termo de duração e de temperaturas, os limiares podem extrapolar em muitas cidades, principalmente do interior do país”, informou o órgão.
Quantos dias vai durar a onda de calor em SP?
Segundo a Climatempo, a nova onda de calor deve ir do dia 2 até o dia 12 de setembro.
“É possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês”,
acrescentou a agência.
LEIA TAMBÉM
Inelegibilidade de Bolsonaro será anulada? Confira projeto de lei
Quais são os estados mais populosos do Brasil? Veja lista
Durante esse período, uma massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil e a previsão é que algumas áreas do Sudeste batam os 40° C. A cidade de São Paulo, por exemplo, poderá ter calor de 34°C a 36°C.
Ainda segunda a Climatempo, os dias de calor extremo terão índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas. Por isso, a empresa de meteorologia alerta para o risco de queimadas no Brasil Central.
A agência explica que ondas de calor são comuns em setembro, principalmente em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste.
“Mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também”,
diz a empresa.
LEIA MAIS