Após uma terça-feira (24) gelada, a cidade de São Paulo pode enfrentar temperaturas ainda mais baixas nesta quarta-feira (25). Segundo a Defesa Civil, a zona norte da capital pode registrar a maior fria do ano. A previsão mantém o tempo firme, sem chuvas, mas com sensação térmica ainda mais intensa por conta da massa de ar polar que avança pelo país.
LEIA MAIS
Qual a profundidade do vulcão Rinjani?
Quarta-feira (25) será mais fria do que hoje?
No último domingo (22), a Defesa Civil municipal emitiu um alerta para as baixas temperaturas. A previsão indica que, na próxima quarta-feira (25), a zona norte da capital pode registrar a menor mínima do ano, com apenas 5 °C.
Confira abaixo os recordes de temperatura da capital baseada em dados do CGE:
Mínimas:
– Menor mínima média: 8,5 °C registrada em 30 de maio
– Menor mínima absoluta: 2,2 °C em Parelheiros, na zona sul, em 30 de maio
Máximas:
– Menor máxima média: 17,5 °C, registrada em 11 de maio
– Menor máxima absoluta: 16 °C registrada em Parelheiros no dia 11 de maio
Qual a temperatura mínima registrada em SP nesta terça-feira (24)?
Durante a noite, São Paulo pode registrar mínima de 7 °C, com máxima de 16 °C ao longo do dia. Com tempo firme e sem previsão de chuva, a umidade do ar varia entre 42% e 95%.
Para enfrentar a passagem da frente fria, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil estadual, em conjunto com o Metrô de São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social, abrirá o Abrigo Solidário, que fica localizado na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do metrô.
O abrigo estará aberto das 19h desta segunda-feira (23) até as 8h de quarta-feira (25), oferecendo suporte a moradores de rua. O espaço conta com colchões, cobertores, kits de higiene pessoal, alimentação e serviços de assistência social. Animais de estimação também poderão acessar o abrigo e serão alimentados.
Durante a manhã, pessoas acolhidas terão um voucher de café da manhã no restaurante Bom Prato.
Pode nevar no Brasil nesta terça-feira (24)?
No Brasil, o frio se intensifica no Sul e pode nevar nas serras gaúcha e catarinense nesta terça-feira (24).
A massa de ar polar que avança pelo país deve intensificar o frio nas regiões Sul e Sudeste nesta semana. Nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, há previsão de queda de temperatura, com possibilidade de neve nesta terça-feira (24).
Curitiba é a capital mais fria da Região Sul, com mínima prevista de 0 °C e sensação térmica de −2 °C. A máxima não deve passar dos 9 °C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 4 °C e 10 °C. Em Santa Catarina, as temperaturas devem oscilar entre 7 °C e 16 °C.
No Sudeste, o avanço da massa polar também derruba as temperaturas. São Paulo terá mínima de 10 °C, Belo Horizonte (MG) 15 °C, Rio de Janeiro 16 °C, e Vitória (ES) 20 °C.
Na Região Centro-Oeste, o frio também será sentido. Em Campo Grande (MS), a mínima é de 5 °C, com sensação térmica de 4 °C, e a máxima de 17 °C. Em Cuiabá (MT), os termômetros marcam 16 °C pela manhã. Goiânia (GO) registra mínima de 15 °C, mesma previsão para Brasília (DF).
LEIA TAMBÉM
Número de deputados vai aumentar no Brasil?
O que se sabe sobre o ataque do Irã a bases militares no Catar?