Desde a metade do mês de setembro, o cometa Tsuchinshan–ATLAS, apelidado de “Cometa do Século”, está visível para observação com a ajuda de telescópios ou binóculos. Porém, a partir desta sexta-feira (27), ele poderá ser visto a olho nu, o que só será possível devido a aproximação do corpo celeste ao Sol, dando a ele um brilho intenso.
Que horas o ‘Cometa do Século’ estará visível?
As melhores maneiras de observar o “Cometa do Século” podem variar ao longo dos dias, por conta de sua aproximação ou distanciamento do Sol. Atualmente, a melhor maneira de observá-lo é olhando na direção leste, nas primeiras horas da manhã, antes do nascer do Sol. Essa situação se mantém até o dia 7 de outubro, quando o cometa se aproximará totalmente do Sol, o que dificultará sua observação. Ele volta a se tornar visível após o dia 12 de outubro, quando começa a se afastar do nosso astro, sendo possível observá-lo logo após o pôr do Sol, na direção oeste, nas primeiras horas da noite.
É importante destacar que, embora o cometa esteja visível em todo o Brasil, sua observação pode variar de acordo com as condições climáticas. De acordo com especialistas e plataformas de medição, o cometa alcançará seu brilho máximo no dia 13 de outubro, por conta de sua maior aproximação com a Terra.
LEIA TAMBÉM
Qual é a previsão do tempo para São Paulo?
Como ver o Cometa do Século?
Devido à sua proximidade com o Sol, a observação a olho nu ainda pode ser dificultada, e aparelhos como binóculos e telescópios podem auxiliar na visualização do fenômeno. A poluição luminosa das cidades também tende a prejudicar a visibilidade, sendo mais fácil observá-lo em locais mais distantes e com baixa incidência de luz.
LEIA MAIS
Steam recebe Star Wars Outlaws em novembro