O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), tornou-se alvo de uma ação da Advocacia do Senado nos últimos dias. O pedido, que consta uma ação da Justiça Eleitoral do Ceará, ainda será analisado e pode resultar na prisão preventiva do político. A figura central, que movimenta a ação, é Janaína Farias. Veja quem é ela:
Quem é Janaína Farias, que pediu prisão de Ciro Gomes?
Janaína Farias (PT) é prefeita da cidade de Crateús (CE) e atuou como senadora pelo Ceará entre abril e julho de 2024. A ação contra Ciro Gomes envolve falas do político contra Janaína, que começaram em abril do ano passado, quando ela substituiu o ministro da Educação, Camilo Santana, no Senado.
Na ocasião, Ciro disse que Janaína era um “cavalo” de Camilo e declarou que sua única realização era ter sido “assessora de assuntos de cama” do ministro da Educação. Nos meses seguintes, na véspera das eleições municipais, mais declarações voltaram a acontecer, o que motivou uma denúncia do Ministério Público Eleitoral cearense, que foi apoiado pela Advocacia do Senado, e Ciro tornou-se réu por violência de gênero.
LEIA TAMBÉM
O que aconteceu com Rick Davies, do Supertramp?
Quem são os vencedores do VMA?
Recentemente, Ciro voltou a mencionar Janaína em entrevistas. Sem citá-la diretamente, ele disse que “a pessoa que recrutava moças pobres, de boa aparência, para fazer o serviço sexual sujo de Camilo Santana (…) virou senadora do Ceará. Agora é prefeita num município do Ceará”, afirmou o político.
Em maio deste ano, Ciro foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal a indenizar Janaína em R$ 52 mil por danos morais. Com a repetição das declarações, a Advocacia do Senado considerou que o ex-governador do Ceará continuou a cometer crimes, mesmo depois de se tornar réu e, na interpretação dos advogados do Senado, isso abre caminho para que ele seja preso preventivamente por risco à ordem pública.
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!