Na manhã desta terça-feira (5), o delegado Valdecy Urquiza, da Polícia Federal, foi nomeado o novo secretário-geral da Interpol, o maior e mais importante órgão policial do mundo. Urquiza é o primeiro brasileiro da história no cargo, e assumirá o posto ainda nesta semana.
Quem é o delegado Valdecy Urquiza?
Nascido em São Luís, no Maranhão, Valdecy Urquiza trabalha na Polícia Federal há quase 20 anos. Começou a atuar com a Interpol em 2015, assumindo o cargo de Líder da Central Nacional da corporação no Brasil. O delegado é formado em Direito pela Unifor (Universidade de Fortaleza), além de possuir especialização na PUC-SP. Mais recentemente, estudou Liderança Organizacional na Academia Nacional do FBI em 2017 e em Harvard, também nos Estados Unidos, em 2019. Urquiza também é formado em Justiça Criminal e Ciências Políticas pela Universidade de Virgínia, nos EUA.
O delegado foi indicado para o cargo na Interpol em junho deste ano, e o comitê dos países membros realizou uma votação. Urquiza obteve 96% de provação, com 145 dos 153 países votando a seu favor. Ele se mudará com a sua família para Lyon, na França, onde está localizada a sede da organização.
LEIA TAMBÉM
O que acontece se Kamala e Trump empatarem na eleição dos EUA?
Até quando posso renegociar as dívidas nos Correios?
Quando Valdecy Urquiza assume seu cargo na Interpol?
O brasileiro assumirá o cargo mais alto da entidade nesta quinta-feira (7), e cumprirá um mandato de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. Ele é o primeiro cidadão de um país considerado “em desenvolvimento” a chefiar o órgão, já que todos os líderes anteriores eram europeus ou norte-americanos.
A Interpol existe desde 1923, e tem como principais objetivos combater o crime internacional e emitir alertas e informações sobre criminosos procurados. O Brasil é membro da entidade desde 1953.
LEIA MAIS
Quem jogou a cabeça de porco durante Corinthians x Palmeiras?