Nesta terça-feira (11), o ministro Paulo Pimenta participou de uma sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara). Ele foi convocado pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) a fim de explicar por que pediu a abertura de um inquérito da Polícia Federal para investigar supostas fake news sobre os resgates nas enchentes do Rio Grande do Sul. O objetivo é saber se houve abuso de poder ou censura contra os opositores do governo federal.
Quem é o ministro Paulo Pimenta?
Ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta é deputado federal licenciado do PT eleito pelo estado. O gaúcho é jornalista de formação, tendo começado sua atuação política no movimento estudantil.
Em 1998, Pimenta chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e, quatro anos mais tarde, à Câmara dos Deputados. Como deputado federal ele foi reeleito em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022, quando obteve o maior número de votos para um candidato do PT no Estado em dez anos
Entre 2012 e 2013, Paulo atuou como presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso e, no ano passado, foi nomeado para a Secom pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
LEIA TAMBÉM
O que é preciso para entrar na Polícia Militar? Confira concurso
O que é o PL 1904? Projeto prevê pena de homicídio para aborto
Ontem, Pimenta passou 3h30 sendo confrontado por congressistas da oposição sobre a suposta inação do governo federal frente à catástrofe no Rio Grande do Sul. Além disso, ele também respondeu sobre a suposta perseguição de pessoas por “crimes de opinião”, caso que se refere a quem propagou desinformações sobre o estado.
LEIA MAIS
Qual é o tamanho do peixe-lua? Espécime gigante é encontrado nos EUA