Depois de um período de eleições lotado de debates e reviravoltas, Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos em novembro do último ano. Com alguns meses de expectativa, o republicano de 78 anos assumirá o cargo nesta segunda-feira (20), em uma cerimônia de posse que está prevista para durar o dia todo. Com isso, veja quem marcará presença no retorno de Trump à Casa Branca:
Quem foi convidado para a posse de Trump?
Para o evento em Washington, Trump quebrou o costume de não chamar líderes de estado, que normalmente não vão às posses no exterior por questões de segurança. Porém, alguns deles confirmaram sua presença no evento desta segunda-feira (20). Veja quem foi convidado:
Chefes de estado
Javier Milei, presidente da Argentina;
Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália;
Nayib Bukele, presidente de El Salvador;
Xi Jinping, presidente da China (não estará presente);
Viktor Orbán, presidente da Hungria (não estará presente).
Líderes como Lula (PT), Vladmir Putin (presidente da Rússia) e Kim Jong-un (líder da Coreia do Norte) não foram convidados. O Brasil será oficialmente representado por Maria Luiza Viotti, embaixadora brasileira em Washington.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que também foi chamado para o evento. Porém, seu passaporte está apreendido e, por não enviar uma prova do convite para o STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Alexandre de Moraes recusou reaver seu documento. Em seu lugar, Bolsonaro enviou sua esposa, Michele, para representá-lo.
LEIA TAMBÉM
O que vem aí no WhatsApp em 2025? Veja 8 possíveis recursos
Quem é Lucas Pasin, jornalista criticado por Ana Maria Braga?
Ex-presidentes dos EUA
Barack Obama;
George W. Bush;
Bill Clinton;
Joe Biden.
As ex-primeiras-damas também foram convidadas e todas, com exceção de Michelle Obama, devem comparecer. A adversária de Trump no pleito de 2024, Kamala Harris, também marcará presença.
Empresários da tecnologia
Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e X (antigo Twitter);
Jeff Bezos, fundador da Amazon;
Mark Zuckerberg, CEO da Meta;
Sam Altman, CEO da OpenAI;
Sundar Pichai, CEO do Google;
Shou Chew, CEO do TikTok;
Satya Nadella, CEO da Microsoft;
Tim Cook, CEO da Apple.
Além disso, o evento contará com apresentações musicais da cantora Carrie Underwood, que cantará a música “America the Beautiful”, e de Christopher Macchio, que cantará o hino nacional americano.
LEIA MAIS