16 de julho de 2025
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quem foi detido por Israel em navio humanitário?

Navio humanitário Madleen tentava chegar a Gaza, mas veleja em direção contrária após ser interceptado pelas autoridades israelenses

tripulantes do navio humanitário raptado por Israel
Doze pessoas velejavam em direção a Gaza (Foto: Reprodução/Instagram)
- Publicidade -

Na manhã desta segunda-feira (9), o mundo acordou com a notícia de que a “Flotilha da Liberdade” foi interceptada por Israel em águas internacionais. A tripulação tinha por objetivo levar ajuda humanitária a Gaza, mas agora cada um deve retornar aos seus países.

A interceptação do navio humanitário Madleen resultou na detenção de 12 pessoas no total. O nome de algumas delas tem se destacado nas redes sociais devido a suas atuações no cenário internacional, saiba quem são:

Quem foi detido por Israel em navio humanitário?

Confira os nomes que estavam no barco:

  • Rima Hassan – deputada francesa;
  • Mark van Rennes – ativista da Holanda;
  • Yanis Mhamdi – ativista da França;
  • Thiago Ávila – ativista brasileiro;
  • Pascal Maurieras – ativista da França;
  • Sergio Toribio – ativista da Espanha;
  • Baptiste Andre – ativista da França;
  • Suayb Ordu – ativista da Turquia;
  • Greta Thunberg – ativista climática sueca;
  • Omar Faiad – ativista da França;
  • Yasemin Acar – ativista alemã;
  • Reva Viard – ativista da França.

LEIA MAIS

O que os canarinhos comem?

Qual é o estado de saúde de Michael Schumacher?

- Publicidade -

Itamaraty cobra governo israelense

Ainda nesta segunda, seguindo o pedido que o próprio Átila fez em vídeo gravado pela FFC (Freedom Flotilla Coalition), clamando para que os governos de cada país pressionem as forças de Israel pela liberdade dos ativistas, o Itamaraty lançou a seguinte nota:

O governo brasileiro acompanha com atenção a interceptação, pela marinha israelense, da embarcação Madleen, que se dirigia à costa palestina para levar itens básicos de ajuda humanitária à Faixa de Gaza e cuja tripulação, composta por 12 ativistas, inclui o cidadão brasileiro Thiago Ávila.

Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos.

Sublinha, ademais, a necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante.

As Embaixadas na região estão sob alerta para, caso necessário, prestar a assistência consular cabível, em consonância com a Convenção de Viena sobre Relações Consulares.

Outro lado

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, já havia dito que deu “instruções às Forças de Defesa de Israel para garantir que a flotilha ‘Madleen’ não chegue a Gaza” no domingo. Dessa forma, os tripulantes já se preparavam para uma eventual interceptação.

Acontece que, na manhã desta segunda, houve até mesmo live nas redes sociais narrando como estava sendo a tomada do navio humanitário. Tempos depois, a esposa do brasileiro a bordo relatou que havia perdido o contato com ele, o que gerou certa preocupação.

Em geral, apesar disso tudo, o governo israelense se mantém firme na decisão que, supostamente, serve para evitar o envio de armas ao Hamas. O Ministério das Relações Exteriores do país diz que as imagens não passam de encenação e que, além disso, “existem formas de entregar ajuda à Faixa de Gaza — elas não envolvem selfies no Instagram”.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Stellar Blade chega ao PC com melhorias técnicas e desempenho superior

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
plugins premium WordPress