O pastor Gedelti Gueiros morreu na madrugada deste sábado (5) em Vila Velha (ES), após quatro dias de internação. O líder religioso tinha 93 anos e era um nome conhecido dentro da religião. Entenda quem ele foi e o que representou:
Quem foi Gedelti Gueiros?
Gedelti Gueiros graduou-se em Odontologia em 1954, tendo até pós no campo da Didática, mas ele seguiu os passos da família presbiteriana dentro da qual foi criado, em Vila Velha. Na década de 1960, por exemplo, ele fundou a Igreja Cristã Maranata, da qual foi presidente até seus últimos dias.
Tamanha foi a sua influência que, em decorrência de seu falecimento, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), decretou luto oficial de três dias no estado. Além dele, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também decretou o luto oficial de três dias na capital.
LEIA MAIS
Qual foi o objeto interestelar captado pela NASA?
O que é a Lua do Veado?
Acusações
Em 2013, o pastor Gueiros se envolveu em uma polêmica judicial e, sob acusação de estelionato, formação de quadrilha e duplicata simulada, ele foi preso. Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público do Espírito Santo, o líder teria desviado cerca de R$ 24,8 milhões de dízimo junto de outros membros da igreja.
Na época, ele também foi acusado de ter coagido testemunhas do inquérito da investigação em curso, tendo sido levado ao presídio, mas cumpriu pena em domicílio devido a idade avançada.