O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 foi realizado nos dois últimos domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. Porém, alguns candidatos enfrentaram problemas e foram impossibilitados de realizar as provas. Para estes casos, o Inep divulgou os critérios para a solicitação de uma reaplicação do exame; veja quem tem direito
Quem tem direito a reaplicação do Enem?
Mesmo que a solicitação esteja disponível para todos os candidatos, ela será levada em consideração e avaliada pelo Inep somente nos casos de:
- Problemas logísticos: Desastres naturais que impediram a aplicação do exame, comprometimento da estrutura do local de prova, falta de energia durante a aplicação ou erros na execução do procedimento de aplicação das provas, que tenham prejudicado o participante de forma comprovada;
- Doenças infectocontagiosas: Participantes que no dia dos exames estavam infectados com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19. O candidato deve anexar o atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde junto ao envio.
Como pedir reaplicação do Enem?
Para solicitar a reaplicação, o candidato deve acessar o site do Inep e fazer login em sua Página do Participante, onde a solicitação estará disponível. Você pode acessá-la clicando aqui.
Vale lembrar que esta medida é destinada para estudantes que enfrentaram problemas em algum ou nos dois dias de aplicação das provas, que aconteceram em 3 e 10 de novembro.
Além disso, o participante deverá enviar um documento legível em língua portuguesa justificando sua ausência nas provas e documentos médicos comprovando o diagnóstico de alguma doença, se este for o caso.
LEIA TAMBÉM
Quais lojas vão ter promoções do Dia dos Solteiros?
Por que os Beatles foram indicados ao Grammy 2025?
Como será a reaplicação do Enem?
As provas de reaplicação terão o mesmo formato que as realizadas nos dias 3 e 10 de novembro: conterão 180 questões objetivas, divididas em dois dias de exames. Porém, as questões e o tema da redação serão diferentes da prova inicial, para garantir que os exames sejam aplicados de maneira justa a todos os candidatos.
As provas de reaplicação acontecerão nos dias 10 e 11 de dezembro, e a solicitação dos novos exames pode ser feita até esta sexta-feira (15), às 23h59.
LEIA MAIS