14 de janeiro de 2025
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quem tem microcefalia aposenta?

Pessoas com microcefalia têm direitos garantidos pela legislação; confira se a aposentadoria está contemplada entre eles

microcefalia
Microcefalia tem ligação com o vírus da zika (Foto: TV Brasil)

Entre as doenças causadas pelo Aedes aegypti, o zika vírus foi, sem dúvidas, um dos mais preocupantes. Acontece que, entre 2015 e 2017, o Brasil vivenciou uma epidemia dessa doença cuja infecção pode promover a microcefalia congênita em bebês, deficiência que tende a prejudicar as atividades diárias executadas pela pessoa que é sua portadora.

No Brasil, há um órgão chamado UniZika e, recentemente, numa entrevista ao GLOBO, a vice-presidente afirmou que a maioria desses casos é fruto de um “racismo ambiental”:

A deficiência dos nossos filhos foi provocada, e não por genética ou falha médica. Foi um racismo ambiental, pois ficamos vulneráveis ao mosquito que não foi controlado pelo governo. Tudo isso é culpa do Estado Brasileiro. É preciso que nos deem o mínimo.

afirmou Germana Soares

O comentário da liderança surgiu após uma decisão polêmica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nega a criação de um novo direito que as famílias consideram essencial. Diante disso, a busca por alguns direitos de pessoas com microcefalia aumentou; veja se a aposentadoria é uma opção:

Quem tem microcefalia aposenta?

Pessoas portadoras de microcefalia que comprovem a incapacidade total e permanente para o trabalho podem solicitar a aposentadoria por invalidez. No entanto, é preciso destacar que o processo regido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) demanda uma avaliação médica que comprova a gravidade da condição, ou seja, alguns portadores da condição podem não ser considerados totalmente incapacitados.

LEIA MAIS

Elden Ring Nightreign terá teste de rede fechado

Você conhece todos os tipos de açúcar?

- Publicidade -

Pensão para crianças com microcefalia foi vetada?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a medida que previa pensão mensal e vitalícia às crianças com microcefalia decorrente do vírus da zika. O Brasil passou por um surto da doença entre os anos de 2015 e 2017 e, desde esse período, as famílias lesadas aguardavam um retorno do governo.

Junto dessa medida, também foi publicada uma Medida Provisória que estabelece o pagamento, em parcela única, de R$ 60 mil para crianças de até dez anos que nasceram com essa deficiência. As famílias não reagiram bem a essa decisão. (leia mais aqui)

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Quem é dono da ‘Mansão Maromba’?

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress