14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Saiba como denunciar crime de homofobia on-line

Nesta semana, muitas cidades comemoram em Paradas LGBTQIAPN+, e casos de homofobia crescem; veja como denunciar

 

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, é celebrado em diversos países ao redor do mundo, no dia 28 de junho. Essa data foi escolhida para marcar o início do movimento de libertação LGBTQIAPN+. Nesta semana, muitas cidades comemoram a igualdade, inclusão e respeito através de Paradas LGBTQIAPN+, pelo país. Um dos principais desafios que ainda persistem é a homofobia, o preconceito ou a discriminação contra pessoas homossexuais, bissexuais ou transgênero. A homofobia pode se manifestar de diversas formas, desde atitudes hostis e violentas até a exclusão social e a negação de direitos fundamentais e também na internet. Por isso, o Tudo EP traz um passo a passo para denunciar crimes de homofobia on-line. 

O discurso de ódio contra pessoas LGBTQIAPN+ é cada dia mais comum na internet, principalmente nesta época. Comentários nos portais de notícias, interações no Instagram, compartilhamentos no WhatsApp são muitos. Por isso, denunciar homofobia se torna ainda mais importante. 

Como denunciar homofobia on-line: 

Para denunciar um caso de homofobia on-line, a SaferNet recebe e disponibiliza denúncias, feitas de maneira anônima, de LGBTfobia nas redes para as autoridades. O site destaca que cumpre o comando da Constituição Federal de 1988.  

Você pode acessar o site clicando aqui 

Você deve selecionar o tema da denúncia e colocar a URL do site, além do comentário. 

- Publicidade -

O Disque 100 é conhecido também como Disque Direitos Humanos. O serviço dissemina informações sobre direitos de grupos vulneráveis e recebe denúncias de violações de direitos humanos. Através dele, qualquer pessoa pode reportar a violação desses direitos, sendo vítima ou tendo conhecimento do caso.

  

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

Transfobia é crime? Veja punições no Brasil 

O que significa a sigla LGBTQIA+?
 


Como denunciar um caso de homofobia presencial: 

Para denunciar um caso de homofobia, você deve estar no site da Secretaria da Justiça e Cidadania (clique aqui); 

Clicar em LGBTfobia

Em denúncia

Preencha os dados da solicitação

HOMOFOBIA É CRIME 

Condutas homofóbicas ou transfóbicas foram reconhecidas como crime pelo Supremo Tribunal Federal em 2019. A decisão fez com que a aversão odiosa à orientação sexual ou identidade de gênero de uma pessoa se enquadra na Lei que define crimes de discriminação ou preconceito, de raça ou cor. 

Para o crime de homofobia, a pena pode ser considerada de um a três anos de reclusão e multa para quem incorrer nessa conduta. 

 

LEIA MAIS 

Pessoas LGBTQIA+ acima de 50 anos tem acesso a saúde mais difícil

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress