A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, Sul de Minas, atende desde o fim de janeiro na cidade pacientes com queimaduras. São 27 leitos para casos de até 30% do corpo queimado. O hospital pretende ampliar o tratamento para quadros mais graves de queimaduras e tenta habilitação. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13) na inauguração da unidade hospitalar
O hospital, que terá atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é atualmente classificado como tipo 1, que cuida de pacientes com quadros de leves a moderados. O próximo passo é atender o tipo 1B, que abrange casos mais graves.
A Superintendente Regional de Saúde, Katia Rita Gonçalves, explicou que o local pretende investir e iniciar a compra desses equipamentos. “Isso é um processo agora de tempo. Nós vamos habilitar os leitos de UTI no Ministério da Saúde. É uma habilitação de seis leitos de UTI, no mínimo. Já têm uma relação de equipamentos que são necessários para que a gente possa trabalhar com o hospital para casos moderados e graves. Vamos iniciar a compra desses equipamentos juntos com a secretaria. Acredito que em três ou quatro meses já estaremos ampliando para 1B, com atendimento maior e melhor”, disse.
LEIA TAMBÉM
Pesquisa da Unifal traça perfil sócio-cultural do morador do Sul de Minas
Varginha recebe “Exposição Internacional Dragões” a partir do dia 19
Já o superintendente hospitalar da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, Jean Marco do Patrocínio, disse que farão as adequações para receber os pacientes. “Nós tivemos que fazer uma reformulação em todos os nossos protocolos, algumas adequações de espaço físico para receber os pacientes, que têm uma demanda toda específica. Tivemos que ampliar nosso quantitativo de insumos, porque, principalmente para a parte de curativos, são coisas muito específicas para o tratamento de queimados. Agora, para 1B, temos uma UTI pronta só aguardando o credenciamento do estado para que comece a funcionar”, explicou.
Antes da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso oferecer o tratamento, os pacientes que necessitavam deste tipo de cuidado no Sul de Minas precisavam esperar por vagas em hospitais especializados de Belo Horizonte e Montes Claros. A ala para atendimentos de queimaduras começou a funcionar em janeiro de 2023 e, até o momento, sete pacientes receberam tratamento especializado no local.
Também participou da inauguração Presente na inauguração, o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Bacchereti. Ele afirmou que o local possui potencial para ser referência para toda região para tratamento de queimaduras.
“Esse centro de tratamento de queimados que tem uma potência de ser a referência de toda macrorregião sul, que é a maior do estado, para que a gente consiga enfrentar esse problema crônico e histórico desse paciente de difícil manejo e difícil tratamento, que hoje é dependente apenas do João XXIII, em Belo Horizonte. Sabemos que um hospital só não dá conta de tanta demanda e a gente vem regionalizar com muito esforço. Faremos mais investimentos aqui para esse hospital crescer ainda mais no tratamento de queimados”, pontuou o secretário.
LEIA MAIS
Represas de Poços de Caldas estão com mais de 100% do volume útil