- Publicidade -

Serra Gaúcha registra neve, e Mato Grosso do Sul tem temperatura negativa

compartilhar

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Municípios gaúchos, como Canela e Gramado, começaram a manhã desta terça-feira (29) com registros de neve e chuva congelada com o frio trazido por uma massa polar que atingiu metade do país.

Em São Paulo, a passagem de uma frente fria pela costa do estado e a chegada de uma massa de ar frio de origem polar derrubaram a temperatura na cidade de São Paulo nesta terça-feira (29), que não ultrapassou dos 14°C, com mínima de 9ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

- Publicidade -
- Publicidade -

O frio atingiu também a região Centro-Oeste, com registros de temperaturas negativas em Mato Grosso do Sul, que amanheceu com geada cobrindo campos em municípios como Ponta Porã.

De acordo com a empresa de meteorologia MetSul, há registros de neve em pelo menos cinco cidades da Serra Gaúcha — Gramado, Canela, Flores da Cunha, Caxias do Sul e Farroupilha — e em Sapiranga, na região metropolitana de Porto Alegre.

Na madrugada desta terça, os três estados da região Sul tiveram registros de temperaturas negativas. Em Santa Catarina, no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, a mínima chegou a -7,5ºC, e São Joaquim registrou -4 ºC. No Paraná, General Carneiro teve mínima de -3,9ºC. Já no Rio Grande do Sul, a temperatura mais baixa foi registrada em São José dos Ausentes: -2,9ºC.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de neve para a região que abrange a Serra Gaúcha até o meio-oeste catarinense e para municípios gaúchos mais ao sul, como Bagé, Candiota e Aceguá, na fronteira com o Uruguai.

- Publicidade -
- Publicidade -

Na catarinense São Joaquim, onde ocorreu o primeiro registro de neve do ano nesta segunda, a paisagem também era de gelo nesta terça-feira.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, durante a madrugada um trecho da SC-390, na Serra do Rio do Rastro, precisou ser fechado devido ao congelamento na pista.

- Publicidade -

A Prefeitura de Urupema também emitiu aviso de gelo na pista entre o município e Rio Rufino, na SC-112. Há registros de pontos de gelo nas rodovias SC-110 e 370.

Na noite de segunda, a gaúcha Quaraí, localizada na fronteira com a cidade uruguaia de Artigas, no oeste gaúcho, também teve registro de neve fraca, segundo a MetSul. A informação foi confirmada também pelo Inmet.

O fenômeno na região é raro, e o último registro é de 2005, diz a empresa de meteorologia.

- Publicidade -

“Hoje, segue potencial de ocorrência de mais neve e alguns modelos não descartam alguma chance na próxima madrugada ainda, já na quarta-feira”, explica a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

Ela afirma ainda que as temperaturas devem seguir baixas, com a previsão de dias amanhecendo ainda mais gelados na quarta e na quinta-feira.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.

Leia mais

BBB 26: O que Ricardinho fez no quarto branco que irritou participantes e público?

Ricardinho foi nomeado como “insuportável” pelo público; veja o que o brother fez para irritar os colegas

Corinthians x São Paulo: como comprar ingressos para o clássico? 

Partida acontece neste domingo na Neo Química Arena; veja como comprar ingressos para Corinthians x São Paulo

BBB 26: veja quem são os participantes de cada grupo que disputam quase R$ 6 milhões

26ª edição do reality show estreou na noite desta segunda-feira (12) trazendo participantes antigos, famosos e anônimos; saiba quem são eles

- Publicidade -

- Publicidade -