Com a chegada do inverno, a Defesa Civil emitiu um alerta nesta segunda-feira (23) sobre a aproximação de uma nova frente fria no estado de São Paulo. O aviso também inclui a possibilidade de fortes chuvas, queda de granizo e ventos acima da média para a semana paulista.
LEIA MAIS
Brasileira desaparecida em vulcão na Indonésia foi encontrada?
SP: qual será o dia mais frio da semana?
Segundo o Climatempo, a próxima quarta-feira (25) pode registrar a menor temperatura da semana na capital paulista, com os termômetros chegando a 4°C.
Com isso, a madrugada pode registrar a temperatura mais baixa dos últimos anos, marca semelhante à registrada em 2016, quando os termômetros chegaram a 3,5°C.
Os ventos fortes que atingem o centro-sul do Brasil estão sendo provocados por um ciclone extratropical que passa pelo oceano. Estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo podem ser afetados por rajadas intensas de vento de até 90km/h e pela chegada de uma massa de ar polar.
Confira abaixo o alerta da Defesa Civil na íntegra:
“Com o avanço da frente fria, entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), uma massa de ar polar deverá provocar uma queda acentuada das temperaturas em todo o Estado, com destaque para as madrugadas, quando são esperadas as menores mínimas”.
Para enfrentar a passagem da frente fria, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil estadual, em conjunto com o Metrô de São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social, abrirá o Abrigo Solidário, que fica localizado na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do metrô.
O abrigo abrirá a partir das 19h desta segunda-feira (23) e até as 8h de quarta-feira (25), oferecendo suporte a moradores de rua. O espaço conta com colchões, cobertores, kits de higiene pessoal, alimentação e serviços de assistência social. Animais de estimação também poderão acessar o abrigo e serão alimentados.
Durante a manhã, pessoas acolhidas terão um voucher de café da manhã no restaurante Bom Prato.
LEIA TAMBÉM
O que Ali Khamenei, líder supremo do Irã, falou sobre ataque dos EUA?
O que se sabe sobre o ataque do Irã a bases militares no Catar?