23 de junho de 2025
- Publicidade -
Tudo Notícias

STF vai dar explicações à OEA?

Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA esteve no STF para tratar da liberdade de expressão nas redes sociais

Ministros do STF recebem delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos para tratar da liberdade de expressão nas redes sociais (Foto: Antônio Augusto/STF)
Ministros do STF recebem delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos para tratar da liberdade de expressão nas redes sociais (Foto: Antônio Augusto/STF)
- Publicidade -

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes, receberam, nesta quinta-feira (10), uma delegação da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), que faz parte da OEA (Organização dos Estados Americanos), para para fazer um diagnóstico e tratar da questão da liberdade de expressão nas redes sociais.

STF vai dar explicações à OEA?

No encontro, Barroso deu explicações ao relator especial para a Liberdade de Expressão da CIDH, Pedro Vaca Villareal, sobre a atuação do STF para combater postagens que defendem agressões aos ministros da Corte, ataques às instituições, a politização das Forças Armadas e atos golpistas.

Moraes, relator dos processos que tratam da trama golpistas de 8 de janeiro e dos atos que suspenderam as operações da rede social X, no ano passado, no Brasil, falou sobre o bloqueio da plataforma e justificou dizendo que a decisão ocorreu devido à decisão da empresa de retirar seu representante legal no país. Na ocasião, o ministro também explicou ao relator da CDIH que, em cinco anos, somente 120 perfis foram bloqueados por postagens com conteúdo ilegal e que não há “quadro generalizado de remoção de perfis”.

LEIA TAMBÉM

Onde ver a nova lista do CNU?

Qual o índice de inflação acumulado nos últimos 12 meses?

- Publicidade -

O que é a OEA?

A OEA (Organização dos Estados Americanos) é um organismo regional formado por 35 nações das Américas. Fundada em 1948, a organização foi criada para alcançar, nos Estados membros, uma ordem de paz e de justiça, para promover solidariedade, intensificar a colaboração e defender a soberania, integridade territorial e independência.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Por que o javali é uma praga?

Compartilhe:
Lívia Mota

author
Formada em jornalismo, pela PUC-Campinas, e, atualmente, faz pós-graduação em Gestos de Escrita como Prática de Risco, pela A Casa Tombada-SP. Com mais de 15 anos de experiência, já trabalhou como repórter, assessora de imprensa e com comunicação corporativa em Campinas e cidades da região. Também atua como escritora, poeta e mediadora de encontros de escrita e literatura.

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
plugins premium WordPress