O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai assinar uma ordem executiva contra o incentivo ao uso do canudo de papel. Em sua rede social, a Truth Social, o republicano publicou: “Vou assinar uma Ordem Executiva na próxima semana encerrando a ridícula pressão de Biden por canudos de papel, que não funcionam. DE VOLTA AO PLÁSTICO!”. Para Trump, a iniciativa do governo Biden de incentivar o uso do canudo de papel é “ridícula”.
No ano passado, Biden anunciou um plano com o objetivo de acabar com o uso de produtos de plástico em repartições federais até 2027, e em todas as agências do governo até 2035.
Por que o canudo de papel é melhor pra natureza?
Os canudos de papel são feitos de celulose, uma matéria-prima renovável e biodegradável, diferente do plástico, que é produzido a partir de derivados de petróleo, uma fonte não renovável.
Por serem de celulose, os canudos de papel tendem a se decompor mais facilmente na natureza, levando semanas ou meses. Já no caso dos canudos de plástico, este processo pode demorar centenas de anos.
Além disso, em geral, a produção de canudos de papel requer menos uso de energia e recursos naturais do que a produção de canudos de plástico. Outro fator positivo é que a reciclagem de papel é um processo mais eficiente quando comparado com o plástico.
Quando o canudo de papel foi inventado?
Consta que o canudo de papel foi patenteado, em 1988, pelo norte-americano, Marvin Stone, que fazia o utensílio enrolando uma folha de papel no formato de cilindro e usando cola para prender.
LEIA MAIS