O joão-de-barro (Furnarius rufus) é uma das aves mais conhecidas da América do Sul, especialmente encontrada no Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Pertencente à família Furnariidae, essa espécie mede entre 18 e 20 centímetros e possui um canto peculiar que, para muitos, lembra uma gargalhada. Confira a seguir as principais características desse pássaro:
Quais são as principais características do joão-de-barro?
As características do joão-de-barro são inúmeras, indo desde o modo como ele constrói seu ninho até sua aparência. Confira as mais importantes:
- O joão-de-barro tem a plumagem marrom-avermelhada e a cauda vermelha. Já a região da garganta e o ventre costumam ser mais claros;
- O ninho da ave é construído a partir de barro, além de palha e esterco. Essa é a principal característica da espécie, já que seus ninhos são fortes, resistentes e têm formato de forno;
- Seu tamanho costuma ficar em torno de 20 cm, sendo considerada uma ave de porte médio;
- O animal se alimenta de insetos, larvas, aranhas e artrópodes, mas, dependendo da situação, também consome sementes;
- O joão-de-barro é conhecido por seu comportamento territorialista. Normalmente, anda em casais e canta em dueto, especialmente durante o período de acasalamento.
LEIA TAMBÉM
Onde é feriado no dia 2 de julho?
Em qual dia cai o feriado de julho em São Paulo?
Qual é a lenda do joão-de-barro?
De acordo com a lenda do joão-de-barro, caso o macho ache que foi ‘traído’ pela fêmea, ele a tranca dentro do ninho para sempre, como forma de puní-la pelo ato. Além disso, muitas pessoas já afirmaram ver as casinhas do animal completamente fechadas, o que alimenta ainda mais a narrativa. Apesar da história, o comportamento nunca foi confirmado por especialistas.
Além disso, há outras lendas que envolvem a espécie, como, por exemplo, a do jovem Jaebé. De acordo com a história, o moço estava apaixonado por uma jovem e, para provar seu valor, transformou ele e a amada em joão-de-barro. Desta forma, o casal passou a voar junto para sempre.
LEIA MAIS
Restituição do IR 2025: quem receberá nesta segunda (30)?