Você sabe qual foi o mês mais quente da história? O mundo registrou um novo recorde na temperatura em 2025. A alta foi anotada pelo Serviço Copernicus para Mudanças Climáticas da União Europeia. Embora o fenômeno climático La Niña, caracterizado pela queda de temperatura, tenha se desenvolvido ao longo do último ano, o recorde foi inevitável.
Por isso, descubra qual foi o mês mais quente abaixo.
LEIA TAMBÉM
Por que o Jardim Pantanal, em São Paulo, sempre alaga?
O que pode ou não pode ser jogado pela descarga?
Qual foi o mês mais quente da história?
Janeiro de 2025 foi o mais quente da história para o mês. De acordo com o Serviço Copernicus para Mudanças Climáticas da União Europeia, a temperatura do planeta registrou 1,75 graus Celsius (°C) acima do nível pré-industrial. A média ficou acima de 1991-2020 para o mês. Sobretudo, de modo geral, julho de 2023 foi o mês mais quente já documentado, conforme dados do Serviço Copernicus.
Recorde do mês de janeiro
Janeiro de 2025 é outro mês surpreendente, continuando as temperaturas recordes observadas nos últimos dois anos, apesar do desenvolvimento das condições de La Niña no Pacífico tropical e seu efeito de resfriamento temporário nas temperaturas globais,
diz Samantha Burgess, líder estratégica para o clima do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF, na sigla em inglês).
Com isso, o planeta chega ao 18° mês, dos últimos 19 meses, em que a temperatura média fica acima de 1,5°C acima do nível pré-industrial.
*Com informações de Agência Brasil.
LEIA MAIS
O que é ‘Riviera’?