Em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, uma tempestade com granizo e rajadas de vento, de aproximadamente 20 minutos, destelhou imóveis e alagou ruas e avenidas por todo o município durante a tarde desta segunda-feira (16).
Segundo a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal, o vendaval foi forte o suficiente para arrancar os telhados e as coberturas de lojas no Centro da cidade. Conforme as autoridades, uma cobertura de metal saiu voando e parou em cima de um carro estacionado na rua Silvestre Ferraz.
LEIA TAMBÉM
Agro: empresas sul mineiras estão na lista das 100 maiores da Forbes
Aedes aegypti: Sul de Minas tem 1/3 das cidades mineiras com alto risco de infestação
Ainda no centro de Santa Rita do Sapucaí, próximo ao mercado municipal, diversas ruas ficaram debaixo dágua. Imagens nas redes sociais, feitas por moradores e comerciantes, mostram o alagamento e as tentativas de motoristas para ultrapassar a enxurrada.
Já nos bairros Maristela e Juquita, a inundação afetou os pedestres e motoristas na avenida Francisco de Paulo Cunha. Para fugir do alagamento e das pedras de granizo, as pessoas seguiram para um posto de combustíveis para tentar se proteger.
De acordo com a Defesa Civil e a Guarda Municipal, as equipes estão destacadas para atender ocorrências relacionadas ao temporal. Ainda, os órgãos de segurança junto à assistência social da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, estão fazendo levantamento dos danos e buscando por desalojados ou desabrigados.
CHUVAS CASTIGAM O SUL DE MINAS
Os temporais de verão estão causando prejuízos em diversas cidades no Sul de Minas. Desde quinta-feira (12), as fortes chuvas vêm causando estragos e transtornos a moradores da região.
Na quinta-feira (12), um temporal de apenas 30 minutos assustou moradores e deixou estragos em Itajubá. No bairro Vila Isabel, a escadaria de uma casa desmoronou, mas ninguém ficou ferido. Em diversos pontos da cidade e também da zona rural, houve alagamentos. Os bairros mais afetados pela chuva foram Medicina, BPS e Cantina.
Também na quinta, duas pontes precisaram ser interditadas em Andradas (MG), após cederem por causa do excesso de chuvas. A Prefeitura informou que uma das passagens dá acesso ao bairro do Óleo, na zona rural. A outra está localizada no Jardim Bela Vista, na zona urbana. Não há previsão para liberação do tráfego nos locais.
Na sexta-feira (13), o temporal fez com que uma cratera se abrisse em Pouso Alegre, na rua Jesus da Conceição Paschoal, no bairro Pão de Açúcar. A intensidade da chuva fez com que a estrutura da caixa de coleta de água pluvial e uma tubulação se rompessem, formando um enorme buraco.
Técnicos da Secretaria de Obras e funcionários da Copasa estiveram no local. Já a Secretaria de Trânsito teve que interditar a rua e motoristas foram instruídos a usar um trajeto alternativo. Foi preciso utilizar um trator para a limpeza do local.
Já em Cambuquira, também na sexta-feira, a grande quantidade de volume dágua que caiu sobre a cidade provocou inúmeros pontos de alagamentos nas ruas. A inundação atingiu a região do campo e também o parque da cidade. Ainda, em alguns locais, carros foram parcialmente cobertos pela enchente.
Na zona rural Machado, uma família teve que ser resgatada em barcos pelos bombeiros após ficar ilhada dentro da própria casa com a intensa chuva que caiu na sexta-feira (13) sobre a região. Foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Alfenas, uma mulher de 41 anos e duas crianças, uma de e e outra de 12 anos.
A Defesa Civil informou que o rio Machado teve elevação repentina no volume dágua. As vítimas não tiveram ferimentos e foram encaminhadas à assistência social.
No sábado (14), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) orientou motoristas para evitar a BR-459 na altura do km 67 em Senador José Bento. A Defesa Civil emitiu alerta para possibilidade de novo deslizamento na rodovia. A pista ainda oferece riscos aos viajantes devido a rachaduras, desníveis e pontos de afundamento. A PRF também recomendou atenção na descida da serra sentido Congonhal (MG).
LEIA MAIS
IF Sul de Minas tem mil vagas em cafeicultura e meio ambiente