O maior terremoto que o Brasil já teve aconteceu em 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso, e alcançou 6,6 graus na escala Richter. O segundo maior tremor enfrentado no país foi em junho de 2022, no Acre, e chegou a 6,5 graus. O assunto voltou à tona nesta sexta-feira (16), após um abalo sísmico ser registrado no estado de São Paulo (leia mais abaixo).
Especialistas dizem que o Brasil pode sofrer abalos sísmicos, mas menos intensos do que no resto do mundo. No país, os tremores atingem uma média de 4,5 graus de magnitude, devido à sua localização no planeta, no centro da Placa-Sul Americana.
Em São Paulo, Mogi-Guaçu registrou um tremor de 5,1 graus, em 1922. Já em 2008, o estado voltou a registrar um terremoto de 5,2 graus.
LEIA TAMBÉM
Descubra como está a saúde do papa Francisco
Ciclone extratropical: prefeito implora que moradores deixem as casas
TERREMOTO NESTA SEXTA-FEIRA EM SÃO PAULO
Na manhã desta sexta-feira (16), o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) confirmou um abalo de 4,7 na cidade de Miracatu e no litoral de São Paulo. As informações foram confirmadas pela Defesa Civil do estado.
Segundo o Centro de Sismologia da USP, os tremores foram sentidos por volta das 8h11 e diversos internautas relataram a experiência nas redes sociais. Confira:
LEIA MAIS