Mesmo que o clima entre Estados Unidos e Rússia parecesse mais ameno desde o encontro entre Donald Trump e Vladmir Putin, em 15 de agosto, isso não se confirmou na prática. Na última semana, os líderes trocaram declarações e debocharam um do outro, com o presidente russo subindo o tom na quinta-feira (2), durante um discurso. Veja o que eles disseram:
Trump X Putin: qual a nova polêmica entre EUA e Rússia?
A polêmica começou com Donald Trump dizendo que a Rússia era um “tigre de papel”, isto é, parece perigosa, mas é frágil na prática. O presidente norte-americano ainda acrescentou que uma potência militar de verdade já teria vencido a guerra contra os ucranianos. Além disso, alguns rumores sobre um possível envio de mísseis de longo alcance dos Estados Unidos à Ucrânia começaram a circular, o que também motivou um posicionamento de Putin.
Discursando em um fórum na cidade de Sóchi, na última semana, o presidente russo respondeu aos EUA e à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre diversos tópicos e algumas acusações que sofreu. Confira:
“Um tigre de papel. E então? Que lidem com esse tigre de papel”, disse Putin. “Se estamos lutando contra toda a Otan, estamos avançando, e nos chamam de tigre de papel, então o que é a Otan?”, disse Putin.
LEIA TAMBÉM
Como calcular a idade humana de seu pet?
A Rússia também foi acusada de violar o espaço aéreo da Europa, com drones sobrevoando a Dinamarca e Polônia e caças na Estônia. Em resposta, Putin disse, em tom descontraído: “Não vou mais mandar drones para a Dinamarca, prometo”.
Em relação aos mísseis Tomahawk norte-americanos que poderiam ser enviados à Ucrânia, o russo disse que isso poderia levar o conflito à uma nova fase de escalada e que as relações entre Estados Unidos e Rússia também seriam afetadas.
“É impossível usar Tomahawks sem participação direta de militares americanos. Isso significaria um estágio completamente novo, inclusive nas relações entre Rússia e Estados Unidos”.
Por fim, Putin enviou um recado aos demais países europeus, que temem que a Rússia ataque membros da Otan e prometeram derrotar as forças russas:
“Quero apenas dizer: acalmem-se, durmam tranquilos e cuidem dos seus próprios problemas. Basta ver o que acontece nas ruas das cidades europeias”, concluiu Putin.
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!
O Tudo EP é o portal de conteúdo do Grupo EP que conecta você às principais notícias, tendências e curiosidades do momento. Aqui, você encontra informação de qualidade, com credibilidade e linguagem acessível, sobre temas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, cultura, economia, inovação, games, entretenimento, viagens, pets, gastronomia e muito mais.
Nosso conteúdo é produzido por uma equipe de jornalistas experientes e também reúne matérias de veículos parceiros como os portais regionais ACidade ON e as rádios CBN, garantindo uma cobertura ampla e confiável em diferentes regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais. Além disso, oferecemos especiais temáticos, como a Rota do Arraiá, que valorizam tradições culturais e eventos locais.
Seja para se informar, se inspirar ou apenas passar o tempo com uma boa leitura, o Tudo EP é o seu ponto de encontro com o que há de mais relevante e interessante.
Continue navegando pelo nosso site e descubra um universo de conteúdos feitos para você!