Na manhã desta quarta-feira (30), países ao longo do Oceano Pacífico emitiram alertas para ondas, após o terremoto que atingiu a Rússia provocar um tsunami. O tremor de magnitude 8,8 ocorreu durante a madrugada, sendo considerado mais forte que o abalo sísmico que destruiu Fukushima, no Japão, em 2011.
Horas após o terremoto atingir o leste da Rússia, a agência de notícias estatal da Rússia RIA informou que o vulcão Klyuchevskoi, localizado no extremo oriente do país, entrou em erupção. A região foi o epicentro dos tremores.
Tsunami pode atingir o Brasil?
O sismólogo Diogo Coelho, do Observatório Nacional, afirmou ao Terra que a probabilidade de tsunamis no Brasil é muito baixa. Segundo ele, o país se encontra longe de zonas de subducção, onde placas tectônicas colidem, o que o protege do fenômeno.
“O Atlântico não possui as características geológicas ideais para a formação de tsunamis, como grandes cadeias montanhosas submarinas ou falhas com movimentações verticais significativas”, disse Coelho.
Porém, o especialista afirma que a possibilidade do Brasil enfrentar um tsunami não é nula, principalmente em caso de deslizamentos submarinos associados a abalos sísmicos. O único registro história de um evento do tipo é de 1755, quando um terremoto que destruiu Lisboa, em Portugal, resultou em ondas que chegaram com impacto reduzido à costa do país.
LEIA TAMBÉM
Quando é a chuva de meteoros Delta Aquáridas?
Irlanda: como ganhar até R$ 454 mil para morar no país?
Quais países foram afetados pelo tsunami?
Até o momento, já emitiram alertas para ondas os seguintes países:
Rússia ( Península de Kamchatka e Ilhas Curilas)
Japão (Hokkaido, Kanagawa e Wakayama)
Estados Unidos (Havaí, Alasca, costa oeste incluindo Oregon, Washington e Califórnia)
México
Guatemala (com risco avaliado como baixo)
Equador (inclui as Ilhas Galápagos)
Peru
Chile
Países da América Central com costa no Pacífico
Costa Rica
Colômbia
Panamá
Nicarágua
El Salvador
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!
O Tudo EP é o portal de conteúdo do Grupo EP que conecta você às principais notícias, tendências e curiosidades do momento. Aqui, você encontra informação de qualidade, com credibilidade e linguagem acessível, sobre temas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, cultura, economia, inovação, games, entretenimento, viagens, pets, gastronomia e muito mais.
Nosso conteúdo é produzido por uma equipe de jornalistas experientes e também reúne matérias de veículos parceiros como os portais regionais ACidade ON e as rádios CBN, garantindo uma cobertura ampla e confiável em diferentes regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais. Além disso, oferecemos especiais temáticos, como a Rota do Arraiá, que valorizam tradições culturais e eventos locais.
Seja para se informar, se inspirar ou apenas passar o tempo com uma boa leitura, o Tudo EP é o seu ponto de encontro com o que há de mais relevante e interessante.
Continue navegando pelo nosso site e descubra um universo de conteúdos feitos para você!