A UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas) divulgou oportunidade para estudantes que desejam atuar em programas e ações internas e externas da instituição. Entre as vagas disponíveis, está a seleção de bolsistas e voluntários de cursos de Licenciatura para o PRP (Programa Institucional de Residência Pedagógica) e o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que juntos somam mais de 600 vagas. Também se encontra em andamento o edital para mobilidade acadêmica, para o intercâmbio de estudantes entre IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) conveniadas no Programa Andifes.
LEIA TAMBÉM
MP recomenda verificação de cartão de vacina na rematrícula escolar
Minas Gerais tem 2.533 candidatos nas Eleições 2022
Acidente entre carro e moto deixa um homem ferido em Alfenas
Residência Pedagógica
As inscrições vão até o dia 03 de outubro, destinadas a discentes dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química. No total, são ofertadas 330 vagas para bolsistas e 66 vagas para voluntários. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER)
O objetivo do programa é promover atividades de regência em sala de aula, em escola pública de educação básica, aos graduandos que se encontram na segunda metade dos cursos de licenciatura, matriculados em estágio.
Os alunos serão acompanhados por um professor da escola, denominado preceptor. Até dia 3/10, candidatos à preceptoria podem se inscrever e concorrer a uma das 66 vagas. (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER)
A seleção dos estudantes da UNIFAL-MG se dará em fase única, composta por análise de histórico de graduação, com base no coeficiente de desempenho acadêmico, e de notas das questões de diagnóstico do formulário eletrônico. O número de vagas por curso, assim como os requisitos para participação, estão especificados nos editais n° 30/2022, que trata da seleção de estudantes bolsistas e voluntários, e n° 33/2022, que trata da seleção de preceptores.
De acordo com o cronograma, os resultados serão divulgados no dia 10/10, após as 14h, no site da Prograd.
Pibid
O Pibid oferta 80 vagas para bolsistas e 160 vagas para voluntários, destinadas aos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol e Letras-Inglês (Interdisciplinar), Matemática, Pedagogia e Química. Está aberto, também, edital com vagas para docentes das escolas públicas, para atuação como supervisores nas disciplinas citadas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de outubro, para alunos de graduação (CLIQUE AQUI) e para professores (CLIQUE AQUI). Mais informações estão disponíveis os editais n° 31/2022 (seleção de bolsistas e voluntários) e n° 32/2022 (seleção de supervisores).
Mobilidade Acadêmica
O Programa de Mobilidade Acadêmica está com inscrições abertas até o dia 14 de outubro, para as modalidades de envio de estudantes outras IFES e recepção de discentes de outras instituições, a ocorrer no período do primeiro semestre letivo de 2023. Para a modalidade de envio, podem participar alunos regularmente matriculados na UNIFAL que tenham concluído, pelo menos, 20% da carga horária de integralização do curso de origem e que tenham, no máximo, duas reprovações acumuladas em disciplinas/unidades curriculares nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
Conforme destaca o edital n° 28/2022, a inscrição se efetiva por meio de requerimento específico, preenchido e assinado pelo discente. No caso de estudantes de outras IFES que desejam cursar o semestre na UNIFAL-MG, a documentação completa deverá ser encaminhada até o dia 14 de outubro, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de barramento, a ser enviado pela IFES de origem para a UNIFAL-MG ou e-mail: programas.prograd@unifal-mg.edu.br.
Confira a relação das Instituições Signatárias do Programa de Mobilidade. Vale destacar que a participação do discente não caracteriza transferência para a IFES receptora.
Informações sobre documentação e prazos estão disponíveis no item “Mobilidade Acadêmica”, do site: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/.
PET
As oportunidades internas na UNIFAL se estendem com processos seletivos abertos para grupos do PET (Programa de Educação Tutorial). O PET-Ciência, do campus Poços de Caldas, oferta seis vagas para não bolsistas. As inscrições acontecem até o dia 10 de outubro. Até essa data, também do campus Poços de Caldas, o grupo PET Conexões de Saberes: Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional possibilita a inscrição de estudantes para preenchimento de três vagas para bolsistas e seis vagas para não bolsistas.
Em Varginha, está em andamento um edital com duas vagas para bolsistas e três vagas para voluntários do PET BICE (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia), até o dia 29/09.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário (CLIQUE AQUI).
Confira todos os editais de Graduação abertos acessando o link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital/.
LEIA MAIS
Vigilante do IFSULDEMINAS é baleado durante patrulhamento em Machado