14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

UNIFEI realiza Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual

A associação apoia as instituições científicas e tecnológicas de MG na propriedade intelectual e na gestão da inovação

A UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) realizou o 24º Encontro da RMPI (Rede Mineira de Propriedade Intelectual), associação sem fins lucrativos que apoia as instituições científicas e tecnológicas de Minas Gerais na área de propriedade intelectual e de gestão da inovação, o que fortalece o desenvolvimento da proteção do conhecimento científico e tecnológico no Estado.

O evento, que aconteceu de forma híbrida, contou com a presença de representantes da UNIFEI, UFV (Universidade Federal de Viçosa) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Houve a apresentação do caso de sucesso da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). Em seguida, o pró-reitor de Administração do IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), professor João Leandro Cássio de Oliveira, também proferiu uma palestra sobre Valoração.


LEIA TAMBÉM
Mulher faz rifas para custear fertilização in vitro após descobrir infertilidade
Caldense se prepara para a disputa contra o Tombense

SOBRE A RMPI
A RMPI foi criada em julho de 2003 por iniciativa dos dirigentes das instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais, que se reuniram na Reitoria da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e assinaram o protocolo de intenções.

No dia 17 de abril de 2007, a RMPI passou a integrar o conjunto de redes credenciadas e fomentadas pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), por meio do programa de apoio a redes, evidenciando a busca constante pelo aumento do número de suas atividades, sempre com qualidade, de modo a auxiliar no fomento e na consolidação da prática da propriedade intelectual no Estado e consequentemente no Brasil.

Atualmente, a rede é composta por 26 membros filiados, entre instituições científicas e tecnológicas, e seis membros afiliados. A UFMG e a UFV são responsáveis pela sua coordenação.

A RMPI atua nas instituições científicas e tecnológicas, auxiliando na definição de políticas de proteção intelectual, na implantação dos núcleos de inovação tecnológica, na capacitação de recursos humanos para atuarem na gestão da proteção do conhecimento e na transferência de tecnologia.

- Publicidade -

Além disso, a rede promove eventos com o intuito de discutir e disseminar o aprendizado de temas relativos à propriedade intelectual, evidenciando a relevância do assunto para as instituições científicas e tecnológicas, para o Estado de Minas Gerais e para a sociedade brasileira.

Os objetivos da RMPI são potencializar e difundir o papel das universidades e dos centros de pesquisa nas atividades de cooperação com o setor empresarial, estimular a capacitação profissional na área de propriedade intelectual, mapear e divulgar as atividades e indicadores de propriedade intelectual e inovação tecnológica no Estado, apoiar eventos e cursos de interesse de seus membros e promover a articulação e o intercâmbio entre os seus membros, entre outros.

LEIA MAIS
Inscrições para Cursinho gratuito encerram na próxima sexta-feira (10)

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress