13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Urnas substituídas em São Paulo sobem para 543

Número representa 0,47% dos equipamentos utilizados em todo estado. Nenhuma seção precisou utilizar votação manual, até agora

 

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) divulgou, por volta das 15h deste domingo (30), o segundo boletim sobre urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas em todo o estado. Dos 115.510 equipamentos utilizados, 543 tiveram problemas, 0,47% do total. Houve substituição de todas as urnas eletrônicas que tiveram problemas, não sendo necessária a utilização de votação manual em todo estado de São Paulo.

Nas eleições que estão ocorrendo hoje em todo o Brasil, o eleitor está votando para presidente da República. Além disso, em 12 estados brasileiros, o que inclui São Paulo, o eleitor também precisará votar para governador. Oito municípios têm eleição suplementar para escolher o chefe do executivo local. Nesses locais, os prefeitos eleitos em 2020 tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. 

 

 

LEIA MAIS 

Candidatos à Presidência da República, Lula e Bolsonaro votaram pela manhã

- Publicidade -

Conheça os vices de Lula e Bolsonaro e suas atribuições se forem eleitos

 

BRASIL

No terceiro boletim divulgado hoje (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que em todo o país 2.630 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas após apresentarem algum tipo de mau funcionamento. Foram contabilizadas ocorrências até as 13h40. A substituição de urnas eletrônicas é um procedimento normal a cada eleição, e a Justiça Eleitoral já prepara previamente milhares de equipamentos reserva que podem ser colocados em operação de imediato.

Como última opção, caso não se possa substituir a urna eletrônica por outra, é possível que seja adotada a votação manual, com cédulas de papel, em urna de lona. Até o momento, isso não foi necessário em nenhuma seção eleitoral do país, informou o TSE. Para o segundo turno, a Justiça Eleitoral mobilizou cerca de 537 mil urnas eletrônicas, das quais 64.918 são de contingência, ou seja, ficam de reserva para serem acionadas em caso de necessidade.

- Publicidade -

Neste ano, pela primeira vez, todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso, portanto, o horário é adaptado de acordo com o horário local. 

LEIA TAMBÉM 

Eleição: Tudo EP transmite, a partir das 17h, apuração dos votos do 2º turno das eleições

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress