11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

UTI da Santa Casa de Piumhi deve ficar fechada até 2023

Prefeitura diz que governo de Minas Gerais vai pagar as dívidas do hospital em oito anos; UTI está fechada há 90 dias

A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Piumhi, no Sul de Minas, não deve voltar a funcionar ainda em 2022. A informação é do prefeito de Piumhi, Paulo César Vaz (PP). O hospital fechou a UTI, provisoriamente por três meses, em 17 de agosto deste ano por crise financeira.

De acordo com Vaz, após reunião em Belo Horizonte no dia 7 de novembro com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o governo de Minas Gerais não deve pagar imediatamente as dívidas que tem com a unidade hospitalar relacionadas aos anos de 2016, 2017 e 2018.

LEIA TAMBÉM

Em Passos, aparelho de ultrassom está inutilizado há mais de um ano

Escola em Itajubá é condenada por não recolher INSS de professora

O prefeito informou, também, que o governo mineiro reconheceu essas dívidas, mas que o Executivo Municipal esperava que o pagamento fosse realizado imediatamente. A dívida, de acordo com o prefeito de Piumhi, deverá ser quitada somente a partir de 2023 e em 96 parcelas, o equivalente a oito anos. A justificativa é a legislação eleitoral que impediu a destinação de verbas neste ano.

“O Estado está vedado e não pode fazer essa ajuda de imediato, sendo impossível a reabertura dos leitos do centro de terapia intensiva. Nos deixam um pouco frustrados, mas também temos boas notícias para o próximo ano, que é a efetivação de um programa de investimento de infraestrutura, por parte da Secretaria de Estado de Saúde”, diz Vaz.

CENTRO DE HEMODIÁLISE

Vaz adiantou que a pretende instalar um centro de hemodiálise em Piumhi para atender à população do município e região. “Os investimentos serão necessários para a instalação de um centro de hemodiálise. Atualmente, o município não oferece suporte adequado para esses pacientes”, revela.

- Publicidade -

Para o prefeito, as cidades vizinhas de Capitólio, Doresópolis, Guapé, Pimenta e Vargem Bonita, seriam beneficiadas. “Efetivando o investimento aqui no município, todas as cidades vizinhas devem transferir seus pacientes de hemodiálise para cá, evitando o deslocamento até Passos“, diz.

Vaz garantiu que o centro de hemodiálise será implantado no município. “A instalação do centro de hemodiálise está 100% garantida na nossa região, aqui em Piumhi e em Cássia, que também não conta com esse serviço”, afirma.

O prefeito disse, ainda, que em breve será desenvolvido o projeto do centro de hemodiálise, além de levantamento de documentação e editais de licitação. “Segundo o secretário de Estado de Saúde, em 2023 já estará em andamento, para que essas reivindicações se tornem realidade em nosso município”, finaliza.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Corpo de Bombeiros de MG abre concurso com 345 vagas

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress