Um estudo levantou um alerta sobre a possibilidade do Nordeste enfrentar um terremoto no futuro. Realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Academia Polonesa de Ciência, a pesquisa usou dados coletados pelo SISBRA (Catálogo Sísmico Brasileiro) e pela RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) para prever a frequência de eventos sísmicos na região.
Vai ter terremoto no Nordeste?
O estudo coordenado por especialistas em geofísica apontou que o Nordeste pode enfrentar terremotos de média a alta magnitude nas próximas décadas. Segundo os pesquisadores, há 50% de chances de ocorrerem eventos sísmicos com magnitudes entre 4,7 e 5,1 na Escala Richter. A previsão coloca em alerta as estruturas civis do território.
LEIA TAMBÉM
Brasil importará arroz a R$ 4 o quilo, após crise no RS
Quais são os impactos?
Terremotos com magnitudes entre 5,5 e 6,2 na Escala Richter têm consequências devastadoras, em especial, para grandes obras, como barragens e instalações industriais.
Qual foi o maior terremoto já registrado no Brasil?
O maior terremoto da história do Brasil foi registrado na Amazônia, com 6,6 graus, em 20 de janeiro de 2024. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo sísmico ocorreu próximo a Tarauacá, no Acre, com coordenadas que apontaram para para uma área isolada em Ipixuna, no Amazonas.
Na ocasião, não foram registrados dados, uma vez que o terremoto aconteceu a 614,5 quilômetros de profundidade, possibilitando a dissipação da energia. Por isso, geólogos afirmaram na época, que tremores desta profundidade dificilmente são sentidos pela população.
LEIA MAIS