- Publicidade -

Venda da íris foi proibida no Brasil?

Prática foi muito comentada nas últimas semanas e dividiu a opinião do público; veja o que o Governo decidiu sobre a venda da íris

compartilhar

A venda da íris é um assunto que gerou mobilização global e divisão de opiniões. Além de cidadãos, diversos líderes políticos se manifestaram e posicionaram seus países em relação à prática. No Brasil, o procedimento ainda não era proibido, mas uma decisão tomada nesta sexta-feira (24) pode mudar isso.

Venda da íris foi proibida no Brasil?

A prática de escanear a íris em si segue liberada legalmente. Porém, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) proibiu a realização do procedimento mediante pagamento, alegando que uma compensação financeira pela atividade poderia interferir na decisão do usuário. Veja o que o órgão disse em nota:

- Publicidade -

“Nos termos da LGPD, o consentimento para o tratamento de dados pessoais sensíveis, como é o caso de dados biométricos, precisa ser livre, informado, inequívoco e fornecido de maneira específica e destacada, para finalidades específicas”, declarou a ANPD.

Somente no Brasil, mais de 400 mil pessoas já tinham se cadastrado para realizar o procedimento em pontos de atendimento na cidade de São Paulo.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Qual será a final do Australian Open?

O que aconteceu na festa do BBB ontem?

Em quais países o escaneamento de íris foi proibido?

Até o momento, alguns países já se manifestaram como contrários à prática, suspendendo as operações da empresa para esse fim dentro de seu território. Confira:

Espanha;
Portugal;
França;
Alemanha;
Quênia;
Índia
Hong Kong;
Coréia do Sul (proibiu, mas retrocedeu, porém, segue monitorando a atividade).

- Publicidade -

No Brasil, cerca de um milhão de brasileiros baixaram o aplicativo da empresa, o WorldApp, com o objetivo de agendar uma data para realizar o procedimento. Com a mudança na legislação, não há uma previsão se o agendamento sofrerá alguma alteração.

LEIA MAIS

O que Jimmy Fallon falou sobre ‘Ainda Estou Aqui’?

Murilo Pascale, com supervisão da redação
Murilo Pascale, com supervisão da redação
Murilo é natural de São Paulo, e cursa jornalismo na PUC-Campinas. Tem 20 anos e estagia no Grupo EP de Comunicação, com enfoque nas produções digitais e conteúdos para redes sociais. Está no grupo desde 2024.

Leia mais

The Rogue Prince of Persia chegará para Switch e Switch 2

Versão digital do game chegará aos consoles da Nintendo em 16 de dezembro; versões físicas também estão a caminho

Versão demo de Octopath Traveler 0 já está disponível

Demo do jogo é gratuita e já está disponível para consoles PlayStation, Nintendo Switch e Xbox, além de PC; confira o trailer

Três times brasileiros seguem no BLAST R6 Major de Munique

FaZe Clan, FURIA e Ninjas in Pyjamas estão na fase final do torneio internacional de Rainbow Six Siege X e disputam vaga no Six Invitational 2026

- Publicidade -

- Publicidade -