Uma falha em um software desenvolvido pela Microsoft em parceria com a CrowdStrike resultou em um “apagão cibernético” global nesta sexta-feira (19). Entre os setores mais afetados pela pane está o da aviação, que já registrou quase 1.400 viagens suspensas. No Brasil, a Gol e a Latam afirmam que não sofreram com o problema. Porém, a situação é diferente com a Azul.
Voos da Azul já estão normal?
No começo da tarde, a Azul informou que podem haver atrasos pontuais. “Devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes”, disse a companhia.
LEIA TAMBÉM
‘CrowdStrike’: veja quem é o responsável pelo ‘apagão cibernético’
Quando o Bradesco app volta? Veja outros bancos afetados
Por sua vez, a Anac (Agência Nacional de Avião Civil) informou em nota que tem monitorado a situação.
“Até o momento, não há impacto significativo nas operações aéreas do país, ao contrário do registrado no restante do mundo. No Brasil, alguns operadores aéreos relataram problemas pontuais com sistemas de check-in, o que gerou atrasos pontuais em voos”,
disse.
“Para evitar transtornos, a Agência orienta os passageiros a procurar as companhias aéreas para verificar a situação dos voos e a chegar nos aeroportos com antecedência maior do que a usualmente recomendada pelas empresas em voos domésticos e internacionais”,
completou a Anac.
Quando o Bradesco app volta?
O seu Bradesco app ficou fora do ar? O tópico “Bradesco” e “Apagão Cibernético” foram os mais comentados, na manhã desta sexta-feira (19), no X. De acordo com o site Downdetector, responsável por identificar problemas digitais, além do banco do Bradesco, outros apresentaram grande volume de reclamações, como:
- Banco Pan;
- Neon; e
- Next.
O Bradesco confirmou, em nota enviada à imprensa, que a instabilidade foi ocasionada por causa do “apagão cibernético” que afetou todo o mundo. (Leia a matéria completa)
LEIA MAIS
‘Apagão cibernético’ parou bancos no Brasil?