Quando você adota um cão, sempre fica na dúvida de quantos anos o bichinho tem. Pois é, não existe uma regra para determinar a idade de um cão a partir do seu aspecto externo. Porém, há alguns indícios que podem te ajudar a chegar perto da resposta.
De acordo com o médico-veterinário e professor da Faculdade Qualittas, Dr. Harald Brito, cada cachorro tem suas próprias características que variam conforme a raça, tamanho, genética e condições de vida.
Veja dicas para descobrir a idade do seu pet abaixo:
1. Verifique os dentes do animal
O primeiro passo para saber quantos anos tem um cão é observar os dentes do animal. “Os dentes devem ser avaliados primeiro, pois se o cão é muito jovem, terá os popularmente chamados dentes de leite. Além disso, os dentes dos animais mais velhos costumam estar manchados ou desgastados, enquanto os animais jovens tendem a ter os dentes mais brilhantes”, diz Brito.
VEJA TAMBÉM
Saiba qual a importância da vacina para prevenção da raiva
Após petiscos contaminados donos de pets mudam alimentação de animais
Após um ano de vida, os dentes do cachorro tendem a sofrer um desgaste natural. A partir dos dois anos, é possível observar placas e manchas, especialmente, na parte posterior da boca. Contudo, algumas doenças que afetam filhotes podem influenciar na saúde dos dentes.
Por volta dos três anos, é comum os dentes ficarem amarelados e com uma quantidade maior de placas. Aos cinco anos os dentes do animal tendem a acumular mais tártaro, ficar mais desgastados nos lados e menos pontiagudos, é nesta fase que costumam aparecer doenças dentárias.
Cães com mais de dez anos, em geral, têm sérios problemas dentários. Nesta etapa da vida, a maioria dos dentes estão normalmente soltos, com rachaduras e em alguns casos, até já caíram.
2. Observe o pelo do cachorro
O pelo do cão também pode dar algumas pistas sobre a idade do animal. Segundo Brito, os cães mais velhos, entre sete e dez anos, tendem a ter o pelo mais ralo e opaco, enquanto os filhotes possuem um pelo mais denso e brilhante.
Além disso, algumas raças de cães mudam a cor do pelo com a idade, como o Labrador Retriever, que fica mais escuro conforme o animal envelhece.
3. Olhos
Os olhos dos cães também sofrem alterações com o passar dos anos. Os animais mais jovens, entre dois e cinco anos, possuem uma íris clara e brilhante, enquanto os cães mais velhos, entre sete e dez anos, tendem a ter a íris mais escura. Além disso, os olhos dos filhotes são geralmente mais redondos que os dos animais adultos.
4. Audição
Outro sentido que pode ser afetado pelo envelhecimento é a audição. Cães mais velhos, a partir dos 10 anos, podem ter mais dificuldade para ouvir sons altos e podem ficar surdos com o tempo, aponta o professor da Faculdade Qualittas.
5. Mobilidade
A perda de massa muscular é outro sinal de envelhecimento nos cães. Após os oito anos, os animais tendem a ficar menos ativos e podem ter dificuldade para se levantar ou pular.
Segundo Brito, aos 12, os cães passam mais tempo deitados ou procuram abrigos embaixo das coisas. Cães idosos preferem ficar isolados e poupar energia, no entanto, o professor alerta que existe uma grande variação destes parâmetros a depender da raça do cão.
6. A Raça
A raça do pet também é um fator importante na hora de estimar a idade e a longevidade do cachorro. Segundo o médico-veterinário, algumas raças, como o Lhasa Apso e o Shih Tzu, podem viver até 15 anos, enquanto outras, como o Buldogue francês e o Pug, costumam ter uma expectativa de vida um pouco menor, em torno de 12 anos.
Contudo, “de maneira geral, cães de pequeno porte tendem a ser mais longevos, enquanto que cães de raças gigantes tendem a envelhecer rapidamente, embora demorem mais para se tornarem adultos”, afirma o prof. Brito.
Além da raça, a genética do cão também influencia na longevidade do animal. “Por isso, é importante perguntar ao tutor anterior sobre a saúde dos pais e avós do cão. Se os ancestrais tiveram problemas de saúde, é possível que o seu cachorro também tenha”, aponta o especialista.
7. Alimentação
Por fim, a alimentação é outro fator importante que pode indicar a idade do cachorro. Para o médico-veterinário, filhotes e cães jovens tendem a comer mais, enquanto os animais mais velhos costumam comer menos. Além disso, os cães mais velhos também tendem a perder o paladar e o olfato com o tempo.
Enfim, existem várias maneiras de identificar a idade de um cachorro, no entanto, a maneira mais precisa de saber quantos anos ele tem é através do exame veterinário.
O médico-veterinário pode examinar o animal e comparar os sinais que ele encontra com as tabelas de idade dos cães. Assim, é possível chegar a uma estimativa mais precisa da idade do seu bichinho!
LEIA MAIS
Airbus A350 estreia em Viracopos com voo para Orlando