- Publicidade -

145 mulheres são internadas todos os dias no Brasil para tratamento de varizes

Além da estética, problema pode causar dores e desconforto

compartilhar

 

A cada dia, 145 mulheres são internadas no Brasil para tratamento de varizes. Os dados são da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular. O cálculo é que, a cada hora, em média, seis mulheres são submetidas a cirurgias para tratar do problema apenas na rede pública. Apesar dos altos números, a entidade alerta que muitos casos represados durante a pandemia de covid-19 podem ainda não ter sido tratados.

- Publicidade -
- Publicidade -

O levantamento, elaborado a partir de informações disponíveis na base de dados do Ministério da Saúde, mostra que as varizes são amplamente mais comuns em mulheres. Na série histórica analisada, entre 2013 e 2022, 76% dos 695 mil casos registrados foram em pessoas do sexo feminino, totalizando 529 mil mulheres submetidas ao tratamento nos últimos dez anos.

A entidade responsável pelo estudo destaca que não se trata apenas de uma questão estética e que, sem o cuidado devido, as varizes implicam perda de qualidade de vida, causando dores e desconforto. O problema compromete a rotina de milhares de brasileiras e pode evoluir para situações graves e de difícil reversão. 

 

LEIA MAIS: 
Pesquisa aponta que uma em cada sete mulheres já passou por aborto no Brasil
 

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasil está abaixo da meta de vacinação contra HPV

PANDEMIA 

- Publicidade -

Com 45,8 mil mulheres internadas por varizes em 2022, o banco de dados do SUS (Sistema Único de Saúde) registrou aumento de 103,4% em comparação ao ano anterior, quando 22,5 mil mulheres foram internadas pelo problema na rede pública. O número ainda é 26% menor que a média de procedimentos que notificada nos anos anteriores.

O levantamento mostra que, entre 2013 e 2019, recorte da série histórica que não sofreu impacto da covid-19, em média, 62 mil mulheres foram internadas a cada ano para tratamento da doença.

Os dados revelam ainda que 2020 e 2021 foram os anos com maior percentual de internações de caráter de urgência, em comparação ao número total de registros. Nesse período, 17% das internações não foram de caráter eletivo. Em todos os outros anos da série histórica, essa marca permaneceu abaixo dos 14%.

- Publicidade -

“O cenário sugere que muitas pacientes não contaram com suporte clínico e ambulatorial, tendo que recorrer ao atendimento emergencial em prontos-socorros devido à gravidade dos sinais e sintomas”, concluiu a entidade. 

 

VEJA TAMBÉM: 
Veja a diferença de métodos contraceptivos com ou sem hormônios

- Publicidade -
Rafaela Viveiros
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.

Leia mais

Painéis e palestras trazem conteúdos especiais no EP GAMES

Grandes nomes do cenário de jogos eletrônicos participam da maior experiência gamer do Interior Paulista; confira a programação de amanhã

Evento EP Games também oferece atrações lúdicas

Além de jogos e área free to play, maior experiência gamer do Interior Paulista traz board games, exposição de artistas e card games

Cosplayers encantam e são uma das atrações do EP Games

Maior experiência gamer do Interior Paulista acontece em Campinas, até domingo, com jogos, concursos, campeonatos e diversas atividades

- Publicidade -

- Publicidade -