A jogadora de vôlei Paula Borgo morreu, nesta quinta-feira (11), de câncer de estômago. A atleta de 29 anos descobriu o tumor em setembro do ano passado. O câncer gástrico atinge normalmente pessoas com mais de 65 anos, faixa etária bem diferente da de Paula.
O QUE É O CÂNCER DE ESTÔMAGO
De acordo com a FCECON (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas), o câncer gástrico é a doença em que as células malignas são encontradas nos tecidos do estômago.
SINTOMAS
Não há sintomas específicos do câncer de estômago, porém algumas características como perda de peso, anorexia, vômitos, náuseas, fadiga e desconforto abdominal podem indicar a doença.
Massa palpável na parte superior do abdome, aumento do tamanho do fígado e presença de íngua na região inferior do pescoço e nódulos periumbilicais (em volta do umbigo) indicam o estágio avançado da doença.
Sangramentos gástricos são incomuns em lesões malignas, entretanto vômito com sangue ocorre em cerca de 10 a 15% dos casos de câncer de estômago.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito através de biópsia por endoscopia digestiva. Após o aparecimento dos sintomas ou por algo apontado em um exame de tomografia.
LEIA MAIS
Saiba quem é jogadora de vôlei Ana Paula Borgo, que morreu aos 29 anos
Quais são os sintomas de câncer de pulmão? Doença que Rita Lee enfrentou
PREVENÇÃO
Para prevenir a doença é importante manter uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas e em cereais, que fornecem fibras e nutrientes;
Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados;
Praticar atividades físicas regulares;
Não fumar;
Não consumir álcool em excesso.
TRATAMENTO
O tratamento pode variar de acordo com o tipo de tumor e a fase da doença. Mas as opções possíveis são:
Cirurgia para retirada do tumor;
Quimioterapia;
Radioterapia;
VEJA TAMBÉM
Vacina brasileira contra covid-19 vai bem em testes