O aumento no número de casos de infecção por Candida auris tem preocupado órgãos de saúde no mundo todo nos últimos anos. Especialmente no Brasil, a primeira infecção por esse superfungo, em 2020, fez com que a Anvisa emitisse um alerta de “séria ameaça à saúde pública”.
Recentemente, em Belo Horizonte (MG), foram registrados três casos de contaminação e outros 22 estão sob monitoramento no Hospital João XXIII. Entenda a gravidade de um superfungo:
O que é superfungo?
O superfungo leva esse nome por ser um fungo que é resistente aos medicamentos tradicionais. Veja algumas características dele:
- Alta transmissão
- Resistência a múltiplos antifúngicos
- Sobrevivência em ambientes hospitalares
Os principais fatores de risco para contaminação estão ligados à má higienização em hospitais, por exemplo, especialmente em UTIs, onde aparecem muitos casos de infecção. No entanto, há outros lugares convencionais em que o superfungo se prolifera, como maçanetas e grades de cama, além do contato, que pode resultar em infecção.
Dessa forma, os desfechos clínicos tendem a ser muito graves.
LEIA MAIS
Quando é a Black Friday no Brasil em 2024?
Qual a idade de Sabrina Sato e Nicolas Prattes?
Superfungo Candida auris mata?
Há grandes chances de morte se houver um caso de infecção por Candida auris, principalmente se os pacientes tiverem fatores de risco ou pouco acesso a medicamentos.
LEIA TAMBÉM