O cantor e influenciador Saulo Poncio está internado na UTI desde terça-feira (3). Ele foi diagnosticado com uma embolia gasosa arterial cardíaca, após sentir fortes dores no tórax, e precisou ser hospitalizado com urgência, de acordo com nota publicada no Instagram.
Esse diagnóstico consiste em uma obstrução na circulação do sangue aos órgãos, provocada por bolhas de ar nas artérias. No caso de Saulo, isso ocorreu no coração, na entrada de ar na circulação arterial.
A embolia gasosa arterial é uma condição acidental, que pode ser causada por diversos motivos. Pessoas que são submetidas a qualquer procedimento que tenha acesso à circulação sanguínea estão sujeitas a esse risco. Essa também é uma das principais causas de morte entre mergulhadores, em que eles respiram ar comprimido.
De acordo com o manual da MSD, empresa que investe em pesquisas de saúde, quando as bolhas aparecem nas artérias, elas podem circular em direção a qualquer órgão do corpo e bloquear vasos sanguíneos pequenos, normalmente os do cérebro, mas também do coração, da pele e dos rins.
LEIA TAMBÉM
Brasil tem os piores índices de depressão da América Latina
PEC do Plasma vai permitir a venda de sangue?
COMO IDENTIFICAR UMA EMBOLIA GASOSA?
Os sintomas mais comuns da embolia gasosa arterial são:
– falta de ar;
– dores no peito;
– tonturas;
– náusea.
Parecida com um AVC (Acidente Vascular Cerebral), a embolia gasosa arterial no cérebro, por exemplo, tem como resultado confusão e paralisia parcial ou perda de sensação. Algumas pessoas afetadas ainda podem sofrer perda de consciência repentina ou convulsões. Casos graves de embolia gasosa arterial podem levar a choque e morte.
COMO É O TRATAMENTO DA EMBOLIA GASOSA?
Para tratar a embolia gasosa arterial, as pessoas afetadas são colocadas deitadas imediatamente e recebem oxigênio. Assim que possível, elas devem retornar a um ambiente de alta pressão, para que as bolhas de ar sejam comprimidas e forçadas a se dissolverem no sangue. O tratamento ainda envolve o uso de anticoagulantes para diminuir a formação de trombos associados aos êmbolos gasosos.
LEIA MAIS
Quatro médicos foram vítimas de um ataque a tiros no Rio de Janeiro nesta madrugada